• Carregando...
coronavírus vacina
Pesquisador trabalha em uma vacina contra o novo coronavírus no laboratório de pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca| Foto: Thibault Savary/AFP

Setenta vacinas contra a Covid-19 estão em desenvolvimento no mundo, aponta um documento da Organização Mundial de Saúde datado de 11 de abril. Três delas já estão sendo testadas em humanos e as outras 67 estão em avaliação pré-clínica.

Na China, uma vacina que está sendo elaborada pela empresa CanSino Biologics, baseada em Hong Kong, e pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim, está no estágio mais avançado de desenvolvimento até agora (fase 2). Nos Estados Unidos, a Moderna e a Inovio Pharmaceuticals estão na primeira fase do teste clínico.

Essas empresas e várias outras estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19 sob a coordenação da OMS. Em uma declaração divulgada nesta segunda-feira, 128 cientistas, médicos e empresários do setor farmacêutico, de várias partes do mundo, agradeceram "a implementação de medidas de intervenção comunitária", como as quarentenas e regras de distanciamento social adotadas em vários países, e prometeram "usar o tempo ganho com a ampla adoção de tais medidas para desenvolver uma vacina o mais rápido possível".

"Continuaremos os esforços para fortalecer a colaboração mundial sem precedentes, a cooperação e o compartilhamento de dados já em andamento. Acreditamos que esses esforços ajudarão a reduzir ineficiências e duplicação de esforços, e trabalharemos com tenacidade para aumentar a probabilidade de que uma ou mais vacinas seguras e eficazes sejam disponibilizadas em breve a todos", diz a declaração.

A indústria farmacêutica espera reduzir o tempo necessário para levar uma vacina ao mercado - geralmente de 10 a 15 anos - ainda no próximo ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]