• Carregando...
Van Rompuy irá chefiar uma coalizão de cinco partidos. País está à beira da recessão | Francois Lenoir / Reuters
Van Rompuy irá chefiar uma coalizão de cinco partidos. País está à beira da recessão| Foto: Francois Lenoir / Reuters

O rei Albert nomeou o democrata cristão flamengo Van Rompuy como primeiro-ministro da Bélgica na terça-feira (30) para chefiar a coalizão de cinco partidos em um país à beira da recessão e da crise bancária.

Van Rompuy substitui seu colega de partido Yves Leterme, que deixou o cargo em 19 de dezembro sob alegações de influência política no resgate do banco Fortis.

"O rei recebeu o Sr. Herman Van Rompuy esta tarde no Chateau de Laeken e o nomeou primeiro-ministro", disse um comunicado do palácio. Uma cerimônia de inauguração deveria ocorrer em seguida e um voto de confiança parlamentar deverá acontecer na sexta-feira.

Os cinco partidos do governo de Leterme renovaram a coalizão após um encontro de três horas na terça-feira.

Van Rompuy deve manter o plano de seu predecessor de combate à iminente recessão causada pela crise financeira global.

Ministro das Finanças de 1993 a 1999, Van Rompuy, de 61 anos, reduziu drasticamente a dívida pública em seu primeiro ano no cargo.

Sua outra importante tarefa será resolver o desastre do Fortis. Os acionários do banco venceram uma apelação na Justiça neste mês, congelando a divisão do grupo pelos governo da Holanda, Luxemburgo e Bélgica e a venda dos bens do Fortis para BNP Paribas.

O governo de Letterme planejou um pacote de medidas de 2 bilhões de euros para incentivar o crescimento, incluindo corte nos impostos, redução de custos de energia e aceleração de projetos de infra-estrutura. Mas o governo caiu quando a Suprema Corte disse haver indicações claras de favorecimento em uma decisão da corte sobre o resgate ao Fortis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]