• Carregando...

Uma longa lista de artigos permitidos e proibidos foi divulgada para os fiéis católicos que vão comparecer aos grandes eventos públicos previstos para a visita do papa Bento 16 à Inglaterra e Escócia em setembro. A lista inclui a proibição de levar instrumentos musicais e talheres de metal.

Postada no site oficial da visita papal, a lista incentiva os fiéis a levarem protetor solar, bandeiras e cadeiras dobráveis para os eventos em Glasgow, Londres e Birmingham, mas diz que álcool, barracas e velas acesas devem ser deixados em casa porque "podem ser perigosos".

A lista não faz menção específica à vuvuzela, tão popular entre os torcedores na recente Copa do Mundo da África do Sul, mas a corneta barulhenta pode ser considerada proibida, já que integra a categoria de apitos e instrumentos musicais, todos vetados.

A viagem do papa Bento 16, entre 16 e 19 de setembro, será a primeira de um pontífice à Grã-Bretanha desde o roteiro pastoral de João Paulo 2 em 1982 e é a primeira visita oficial já feita por um papa à Grã-Bretanha.

Estão previstos vários protestos, incluindo os de secularistas indignados com os custos da visita, de grupos de defesa dos direitos dos gays e de pessoas revoltadas com o escândalo de abusos sexuais de crianças, que vem se espalhando pela Igreja Católica Romana em todo o mundo.

Apesar disso, a previsão é que dezenas de milhares dos estimados 5 milhões de seguidores da igreja na Grã-Bretanha compareçam aos eventos públicos.

Cerca de 85 mil fiéis devem participar de uma vigília de oração no Hyde Park, em Londres. Na cerimônia de beatificação de um teólogo anglicano vitoriano, cardeal John Henry Newman, convertido ao catolicismo, são esperadas entre 65 mil e 70 mil pessoas em Birmingham.

Até 100 mil fiéis devem acompanhar uma missa em Bellahouston Park, em Glasgow, Escócia.

Os fiéis poderão levar cobertores, faroletes, máquinas fotográficas e alimentos, mas serão permitidos apenas talheres de plástico e copos e pratos inquebráveis. As geladeiras portáteis e cestas de comida não devem exceder dimensões determinadas.

Na semana passada foi divulgado o itinerário completo da visita do papa, incluindo informações sobre quando as pessoas poderão ver Bento 16 em seu papamóvel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]