• Carregando...
debate primárias democratas
Joe Biden conversa com Kamala Harris enquanto Bernie Sanders passa atrás deles| Foto: Robyn Beck/AFP

Houve breves apelos à unidade e, depois, foi cada um por si. Em uma série de trocas acaloradas em um debate presidencial na noite de quinta-feira (12), no Texas, 10 candidatos democratas revelaram as profundas divisões do partido em questões importantes, incluindo assistência médica, imigração e política externa. Confira os ganhadores e perdedores do debate presidencial das primárias democratas, de acordo com avaliação da imprensa americana.

Vencedores

Barack Obama: não, o ex-presidente não está concorrendo nas primárias democratas. Mas foi a pessoa que mais figurou na lista de "vencedores" de diversos veículos de comunicação dos Estados Unidos. Em debates anteriores, sua administração tinha sido amplamente criticada por candidatos que tentavam bater no concorrente mais forte: Joe Biden, que foi vice de Obama por oito anos. Na noite desta quinta, porém, vários deles equilibraram elogios a Obama ao mesmo tempo em que criavam espaço para criticar Biden. As senadoras Elizabeth Warren e Kamala Harris, por exemplo, elogiaram o ex-presidente pelas mudanças sistemáticas positivas nos cuidados de saúde resultantes do Obamacare (Medicare). Biden também abraçou os oito anos do governo de Obama em sua plenitude, seus erros e acertos. Segundo a CNN, a postura dos candidatos faz sentido, já que Obama é o político mais popular entre os democratas.

Joe Biden: O ex-vice-presidente Joe Biden iniciou o debate com uma defesa agressiva de sua proposta de assistência médica, atacando o mais caro e ambicioso "Medicare for all", programa apoiado por seus principais rivais na corrida democrata. Este momento, segundo a Fox News, foi o seu melhor até agora durante toda a campanha. "Embora o desempenho do ex-vice-presidente não tenha sido perfeito, ele exibiu uma demonstração muito necessária de força e preparação", entregando "de forma convincente sua mensagem principal de restauração, proteção e reconstrução do histórico Obama-Biden", escreveu Douglas E. Schoe, colunista da Fox News.

Beto O'rouke: sua campanha vinha de mal a pior, assim como seu desempenho nos dois debates anteriores, mas na noite de quinta-feira, ele conseguiu uma vitória, ainda que parcial. Em seu ponto alto, ele prometeu: "com certeza, vamos tirar o seu AR-15" quando o assunto se voltou para o controle de armas e os recentes tiroteios em massa no Texas. E foi bastante aplaudido pela plateia. Sua liderança no controle de armas foi repetidamente elogiada por quase todos os outros candidatos.

Perdedores

Elizabeth Warren: o desempenho da senadora não foi ruim, mas foi muito aquém do esperado para uma candidata que está entre os primeiros colocados das pesquisas de opinião. Ela, de certa forma, desapareceu no debate. Foi considerada vencedora em algumas listas por sua postura sólida em questões como educação, mas ela não recebeu perguntas suficientes, o que a ofuscou no debate.

Bernie Sanders: foi o candidato que mais atacou Biden. Criticou o ex-vice-presidente não apenas na área da saúde, mas também no voto de Biden a favor da guerra no Iraque como senador e questões comerciais. Mas mesmo sendo um dos candidatos mais vocais do debate, Sanders não apresentou o desempenho que precisava para se destacar de Biden ou Warren nas pesquisas.

Kamala Harris: ela foi para o debate precisando de um bom desempenho. Tentou fazer algumas piadas, mas elas não emplacaram com a plateia. Os moderadores a colocaram contra a parede por causa de seu histórico em questões de reforma da justiça criminal quando ela era procuradora-geral da Califórnia, que a obrigou a admitir: “consegui fazer o suficiente? Absolutamente não".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]