• Carregando...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio Miraflores, em Caracas, 26 de junho. Maduro alertou que seria "implacável" com a oposição se houvesse tentativa de golpe de Estado, depois que seu regime disse ter impedido uma conspiração para matá-lo
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro| Foto: Palácio Miraflores / AFP

As Nações Unidas (ONU) elegeram a Venezuela para o Conselho de Direitos Humanos da organização, com 105 votos entre os 193 países votantes. A partir de 2020, o país do ditador Nicolás Maduro preencherá a vaga deixada por Cuba.

A eleição secreta para a renovação de parte dos países-membros do conselho ocorreu nesta quinta-feira (17). Com 153 votos, o Brasil foi reeleito para um novo mandato de três anos. A Costa Rica, que também disputava uma vaga entre os representantes da América do Sul e Caribe, foi o país menos votado entre os três - apenas 96 votos - e ficou de fora do conselho.

Atualmente, a América Latina é representada no Conselho de Direitos Humanos pela Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Cuba, México, Peru e Uruguai.

A campanha da Venezuela para entrar no grupo foi amplamente criticada por ONGs, que apelaram à consciência dos diplomatas enfatizando que escolher a Venezuela seria "um tapa na cara" para os milhões de venezuelanos afetados pela crise humanitária e social no país. O próprio Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou a criação de uma comissão para estudar os abusos do regime de Nicolás Maduro.

"Apesar de um histórico horrendo em direitos humanos, a Venezuela se elegeu, por uma margem estreita, para o Conselho de Direitos Humanos. Uma escolha profundamente equivocada que trai os ideais do Conselho de Direitos Humanos", escreveu o diretor-adjunto da Human Rights Watch, Philippe Bolopion. "É decepcionante ver que o comércio cínico de votos é vencedor na Assembleia Geral da ONU, permitindo que a Venezuela ganhe um assento que não merece no conselho. Um insulto às vítimas de violações dos direitos humanos em todo o mundo".

A resolução que criou o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, de 2006, estabelece que os membros eleitos "devem manter os mais altos padrões na promoção e proteção dos direitos humanos", mas dos 47 países que compõem o conselho atualmente, 10 estão entre os 20 mais opressores do mundo, inclusive Afeganistão, Cuba e Eritreia — que sequer possuem dados suficientes sobre direitos humanos.

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, se fortalece com essa decisão. Seu governo não é reconhecido pelos Estados Unidos, Brasil, Colômbia, União Europeia e outros países. Porém, ao conquistar 105 votos e assumir uma cadeira no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o regime chavista mostra que ainda tem amigos - além de Rússia, Cuba e China - e que não está tão isolado no cenário internacional como se pensava.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]