• Carregando...

A Venezuela realiza eleições legislativas cruciais no domingo, que medirão as forças do governo e da oposição e que também testarão a chamada "revolução socialista" do presidente Hugo Chávez.

Mais de 17 milhões de venezuelanos elegerão 165 deputados à Assembleia Nacional, que é controlada por seguidores de Chávez desde as eleições de 2005, quando seus adversários políticos decidiram retirar-se da Casa por conta própria.

Algumas pesquisas mostraram que o Partido Socialista Unido da Venezuela, do governo, ganharia a maioria do legislativo, enquanto a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) poderia ocupar até um terço da Câmara dos Deputados, o que em teoria lhes permitiria frear as reformas políticas e econômicas radicais do governante socialista.

O resultado eleitoral do legislativo também decidirá a eleição de cargos de instituições fundamentais para o governo Chávez.

No entanto, além dos cargos que cada bloco conseguir, os comícios serão um importante termômetro para medir o apoio a Chávez antes das eleições presidenciais de 2012.

O processo eleitoral venezuelano foi precedido por uma tempestade elétrica na véspera, que gerou fortes chuvas e matou sete membros de uma família em um bairro pobre do oeste de Caracas. Dezenas de pessoas ficaram desabrigadas depois que vários rios transbordaram.

Os jornais locais publicaram neste sábado que já foram instaladas as 36.563 mesas de votação e os 12.463 centros eleitorais, apesar das chuvas e das falhas de eletricidade em alguns estados do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]