• Carregando...
Soldado russo com um lançador portátil de mísseis terra-ar semelhante ao usado por tropas venezuelanas no treinamento de rebeldes do Exército de Libertação Nacional, na Colômbia
Soldado russo com um lançador portátil de mísseis terra-ar semelhante ao usado por tropas venezuelanas no treinamento de rebeldes do Exército de Libertação Nacional, na Colômbia| Foto: WikiMedia Commons

Soldados venezuelanos leais ao ditador Nicolás Maduro treinaram membros da mais perigosa força de guerrilha da América do Sul para usar mísseis antiaéreos com sensor de calor, segundo autoridades colombianas.

Os combatentes do Exército de Libertação Nacional foram instruídos sobre como usar o sistema de míssil terra-ar IGLA, fabricado na Rússia, de acordo com o general Luis Navarro, soldado de primeiro escalão da Colômbia. O grupo marxista conhecida como ELN há muito tempo usa o território venezuelano como refúgio e tem uma estreita afinidade ideológica com o governo socialista de Maduro.

Os serviços de inteligência da Colômbia não sabem se o ELN de fato adquiriu seus próprios lançadores de mísseis, nem sabem se o treinamento foi organizado por uma facção dentro das forças armadas da Venezuela ou sancionada nos níveis mais altos em Caracas. O ELN recebeu treinamento de forma clandestina e não nas bases do exército venezuelano, disse Navarro.

"Estas são armas usadas pelas forças armadas venezuelanas", disse ele durante entrevista em uma base aérea de Bogotá. "Temos a evidência clara e a inteligência necessária para afirmar que o ELN é considerado como parte da defesa da revolução do regime de Maduro."

Gangues civis armadas

Maduro está mobilizando tudo o que pode em sua luta para se apegar ao poder, enquanto os EUA e seus aliados clamam abertamente por uma rebelião militar, ao mesmo tempo que tentam paralisar as finanças do governo com sanções. Depois que a mais recente insurreição fracassou na semana passada, protestos violentos ocorreram em todo o país e pelo menos quatro pessoas morreram na repressão que se seguiu. Washington apoiou a revolta e o presidente Donald Trump se recusa a descartar a intervenção armada.

Depois que os serviços de inteligência de Maduro desfizeram várias conspirações anteriores, ele tomou medidas para reduzir sua dependência das forças armadas, recorrendo cada vez mais a gangues de apoiadores civis armados, bem como a conselheiros cubanos e russos. O ELN, que se espalhou para além da região da fronteira colombiana até a Venezuela, frequentemente defende o governo de Maduro em suas declarações.

Israel Ramirez, um alto comandante do ELN, amplamente conhecido pelo nome de guerra Pablo Beltran, disse em uma mensagem gravada de Havana que "não há nenhum tipo de acordo militar entre as forças armadas da Venezuela e o ELN".

Uma versão da arma, chamada IGLA 9K38, tem um alcance de mais de 5 quilômetros e um teto de voo de 11.000 pés (3.400 metros), de acordo com o site da CIA. Custa de US$ 60 mil a US$ 80 mil cada, embora esteja disponível de forma muito mais barata no mercado negro, segundo a CIA. Ela pode ser acionada no ombro e detectar o calor do motor de uma aeronave.

"No momento, não temos esse tipo de arma antiaérea", disse Ramirez na mensagem gravada.

O ELN, no entanto, conseguiu derrubar dois helicópteros militares colombianos nos últimos dois anos, um com tiros de fuzil e outro com explosivos, disse ele.

O exército colombiano não forneceu documentos ou imagens que provassem definitivamente sua alegação. O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu a um e-mail pedindo comentários.

Reunião sobre mísseis russos

Os líderes do ELN discutiram os mísseis russos em uma reunião no ano passado, segundo um comandante de nível médio desmobilizado do ELN que disse estar presente. Muitos dos principais comandantes se reuniram perto da cidade de El Nula, no estado de Apure, no lado venezuelano da fronteira. Lá, eles mataram e comeram dois bezerros e discutiram a estratégia, disse o homem, que pediu para não ser identificado porque está tentando começar uma nova vida no programa de reabilitação do governo.

Nesta reunião, um membro do conselho do ELN disse ao grupo que o governo venezuelano iria fornecer metralhadoras e lançadores de foguetes de fabricação russa, disse o homem em uma entrevista em março. Se a situação de Maduro se deteriorar, ele pode contar com o ELN para lutar ao seu lado, acrescentou o homem.

"Para o governo de Maduro, o ELN é como uma retaguarda armada, que no caso de um grande conflito poderia ajudá-los muito", disse Ariel Avila, analista político de Bogotá que escreveu o livro "A fronteira quente entre a Colômbia e a Venezuela".

O ELN está presente em 12, ou cerca de metade, dos estados da Venezuela, segundo a InSight Crime, uma organização de pesquisa sediada em Washington que monitora a América Latina. A organização obtém receita de mineração ilegal nos dois países, bem como de sequestros e extorsão. Também cobra um imposto sobre a produção de cocaína e negócios legítimos.

Os rebeldes intensificaram sua presença na região de mineração de ouro da Venezuela no ano passado, de acordo com Phil Gunson, analista do International Crisis Group, que faz campanha contra o conflito.

Inspirado pela revolução comunista em Cuba, o ELN foi fundado no auge da Guerra Fria na década de 1960. Também foi influenciado pela chamada teologia da libertação, e alguns de seus membros mais influentes foram padres católicos. Ele se tornou mais poderoso nos últimos anos, quando se expandiu para áreas abandonadas por seu rival maior, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que entregaram suas armas após um acordo de paz em 2016.

O ELN recentemente intensificou os ataques a bomba contra oleodutos na Colômbia, e em janeiro matou mais de 20 pessoas com um carro-bomba em uma academia de polícia, no mais mortífero ataque terrorista em Bogotá em mais de uma década.

As armas pertencentes às forças armadas venezuelanas foram vendidas durante anos no mercado negro para guerrilheiros e cartéis de drogas, porque as autoridades não realizam verificações de inventário, disse Avila. Munições que podiam ser rastreadas ​​aos militares venezuelanos foram encontradas nos corpos de vítimas de assassinato em Medellín, afirmou em março o secretário de Justiça da Colômbia, Nestor Humberto Martinez.

Zair Mundaray, ex-diretor exilado do Ministério Público da Venezuela, disse que o regime está armando indiscriminadamente as pessoas, citando como fonte um membro de alto escalão de um colectivo, uma gangue civil armada que apoia Maduro.

"O objetivo do governo é ter pelo menos 1.600 homens armados em todos os estados do país, armados e prontos para enfrentar qualquer agressão que ocorra", disse Mundaray.

Forças insurgentes em outros conflitos adquiriram armas antiaéreas, incluindo guerrilheiros na guerra civil em El Salvador na década de 1980 e no início dos anos 1990, disse Evan Ellis, pesquisador do U.S. Army War College. As armas muitas vezes provaram ser devastadoras.

"A situação na Venezuela, com a colaboração explícita de grupos armados em combinação com o caos, a necessidade econômica e a falta de controle, amplia significativamente esse risco", disse Ellis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]