• Carregando...
Policiais venezuelanos bloqueiam acesso ao país | LUIS ROBAYO/AFP
Policiais venezuelanos bloqueiam acesso ao país| Foto: LUIS ROBAYO/AFP

Enquanto a crise na Venezuela continua, caminhões de ajuda estão sendo bloqueados na fronteira com a Colômbia. Mas isto não diz respeito apenas a dois homens que afirmam ser o legítimo presidente do país: é também sobre as próprias fronteiras.

 A fronteira Colômbia-Venezuela é o lar de alguns dos piores índices de violência e crime organizado na região. Bloqueios de ajuda podem ser vistos como outra manifestação desses problemas, com grupos armados disputando jogos de poder às custas de pessoas locais vulneráveis. 

 As preocupações de que a instabilidade da Venezuela possa se estender além de suas fronteiras já se materializaram - 3 milhões de pessoas  já deixaram o país. A maioria deles é “absorvida” pelas comunidades fronteiriças, pressionando os sistemas de governo já tensos. 

 Como mostra a nossa pesquisa, a pressão sobre os serviços básicos nessas comunidades que, de qualquer forma, são deficientes - saúde, acesso a alimentos e empregos - estimula o crime, a prostituição e a mendicância, e aprofunda as tensões sociais. Juntamente com o discurso xenófobo dos políticos de direita, isso se torna uma mistura explosiva. 

LEIA TAMBÉM: Qual é o poder militar e político das Forças Armadas da Venezuela?

 A crise da Venezuela também está alimentando a expansão das redes criminosas que dominam a região há décadas, enquanto aproveitam a crise econômica ao longo da fronteira. 

 Tome a produção de cocaína, por exemplo. O cultivo colombiano de coca aumentou, especialmente perto da fronteira com a Venezuela. Como um líder da sociedade civil da Colômbia disse à nossa equipe de pesquisa, uma “força de trabalho da Venezuela está chegando aos cultivos de coca”. 

 O dinheiro que os venezuelanos podem ganhar na produção de coca excede os salários normais e pode ser a única opção de renda disponível. Essa disponibilidade constante de mão-de-obra permite que grupos armados mantenham o negócio da cocaína funcionando. 

 No entanto, isso não é apenas sobre drogas. Como mostro no meu novo livro Borderland Battles, a fronteira Colômbia-Venezuela apresenta muitos fluxos ilícitos, incluindo armas, gasolina e pessoas. Estes são impulsionados pela crise, com mais mulheres e crianças venezuelanas sendo traficadas

 Além disso, de acordo com os entrevistados do estado venezuelano de Táchira, é cada vez mais comum ouvir sotaques mexicanos nas cidades fronteiriças venezuelanas. Isso reflete a expansão constante dos cartéis de drogas mexicanos na região, intensificando a concorrência violenta sobre os negócios. 

 Arriscando a paz na Colômbia 

 A agitação na Venezuela também intensificou a violência transfronteiriça relacionada ao conflito armado na Colômbia. Enquanto guerrilheiros colombianos usam a Venezuela como um refúgio seguro há décadas, sua presença no país tornou-se mais complexa. 

 Apesar do acordo de paz da Colômbia com o grupo guerrilheiro esquerdista Farc, há um conflito contínuo com os rebeldes do ELN, que acredita-se que atuem em 12 estados venezuelanos. Ao mesmo tempo, dissidentes das FARC expandiram seu controle sobre a mineração de ouro no sul da Venezuela, e grupos colombianos de direita ocupam as regiões fronteiriças da Venezuela. Eles ganham força na Venezuela para atacar a Colômbia, enquanto aumentam a violência interna da Venezuela quando entram em conflito com as forças do Estado. 

 Mais adiante, incidentes como o assessor de segurança nacional dos EUA, escrevendo “5.000 soldados para a Colômbia” em seu bloco de notas, servem apenas para aumentar as tensões. 

 Em 2012, um defensor dos direitos humanos na Venezuela me explicou que o país precisa se preparar para uma invasão norte-americana, que começaria pela Colômbia. Por essa razão, há alguns que gostariam de receber uma presença das FARC na Venezuela - como um “tampão”. Tal cenário foi gravado em muitas das mentes de meus entrevistados, expondo a irresponsabilidade de reviver tais medos.

LEIA TAMBÉM: Cinco gráficos que explicam a crise da Venezuela

 Enquanto isso, corpos de cidadãos venezuelanos mortos em combate entre forças do Estado colombiano e guerrilheiros revelam que jovens venezuelanos em busca de um futuro melhor se tornaram recrutas fáceis para o ELN, dissidentes das FARC e outros grupos armados colombianos. Além disso, os "colectivos" venezuelanos, grupos de esquerda radicais, expandiram-se para a região fronteiriça da Colômbia. 

 Uma maior escalada violenta na Venezuela pode causar um conflito transfronteiriço confuso, em vez de uma guerra civil. Em vez do surgimento de linhas de frente claras, as forças estatais venezuelanas poderiam se fragmentar em facções leais a Maduro, outras apoiando Guaidó, e outras ainda escolhendo seus próprios líderes locais cujos interesses ilícitos não param na fronteira, já que os bloqueios de ajuda podem indicar . 

 Com a paz da Colômbia em bases instáveis e a luta armada do ELN continuando, tanto violência organizada quanto “desorganizada” poderia se desenvolver nos dois países. 

 Controle de fronteira 

 A necessidade de ação é evidente, mas não há soluções fáceis. Fechar as fronteiras da Venezuela para evitar a insegurança “transbordar” seria irresponsável. 

 Em longas fronteiras com terrenos acidentados, como o colombiano-venezuelano, que se estende por 2,2 mil quilômetros, áreas porosas são inevitáveis. Os empreendedores violentos usam-na para sua vantagem, enquanto as pessoas que sofrem estão presas. Isso aconteceu em 2015, depois que Maduro fechou a fronteira: os fluxos ilícitos continuaram prosperando, mas as necessidades das pessoas continuaram não sendo atendidas. 

 Mesmo um fechamento completo das fronteiras serve para incentivar atividades transnacionais ilícitas, porque, com o aumento do risco, aumentam os preços e os lucros. Em vez disso, reduzir a insegurança das pessoas em meio à turbulência na Venezuela exige uma abordagem dupla. 

LEIA TAMBÉM: A defesa falsa de Maduro pela esquerda

 Na Venezuela, os apelos por unidade e democracia precisam se estender às forças armadas para conter a violência de forma eficaz. Nas zonas fronteiriças, a assistência humanitária aos refugiados venezuelanos deve ser combinada com o apoio de longo prazo às comunidades para “absorvê-las”, intensificando a prestação de serviços e oportunidades de emprego sustentável. 

Infelizmente, a violência não conhece fronteiras. Nem os princípios humanitários e solidariedade a conhecem. O futuro político da Venezuela ainda pode ser incerto, mas uma coisa é certa: fechar os olhos para a região da fronteira não é mais uma opção. A segurança das comunidades fronteiriças deve vir em primeiro lugar. 

* Annete Idler é diretora de estudos do Changing Character of War Centre e pesquisadora sênior do Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]