• Carregando...
Projeção da Nasa do triângulo formado por três planetas e que poderá ser observado ao longo da semana | Projeção/Nasa
Projeção da Nasa do triângulo formado por três planetas e que poderá ser observado ao longo da semana| Foto: Projeção/Nasa

Até a próxima quinta-feira (29), quem gosta de observar o céu será presenteado com uma nova atração. Durante a madrugada destes dias, Vênus, Júpiter e Marte formarão um triângulo no céu.

Depois desta vez, os três planetas só voltarão a se cruzar enquanto fazem suas órbitas em torno do sol em 2021. O melhor horário para observar o fenômeno é o momento que precede o amanhecer.

É comum que dois planetas se encontrem enquanto estão realizando suas órbitas. No entanto, o cruzamento de três planetas é um pouco mais difícil, já que cada um tem o seu tempo para percorrer a distância em torno do Sol.

No caso dos componentes deste trio planetário, Vênus demora cerca de 225 dias para girar em torno do Sol uma vez, enquanto Marte demora dois anos e Júpiter 12 anos.

Os astrônomos alertam que Marte é o planeta de mais difícil observação, com uma luz 250 vezes mais fraca que vênus e 25 vezes mais fraca que Júpiter. Segundo a Nasa, não será preciso equipamento especial para a observação, mas um binóculo simples, por exemplo, melhorará a nitidez.

A agência espacial divulgou um vídeo (em inglês) no qual mostra as configurações do triângulo durante os próximos dias (incluindo o posicionamento das luas de Júpiter). Confira:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]