• Carregando...
 | Reprodução/NASA
| Foto: Reprodução/NASA

Um vídeo publicado pela NASA nesta quarta-feira mostrou os estudos sobre os efeitos que um buraco negro pode causar às estrelas (e até planetas) que orbitam em sua volta. Com um minuto de duração, a animação mostra uma estrela sendo destruída e, logo depois, puxada pela força gravitacional produzida pelo buraco.

O fenômeno foi verificado em novembro do ano passado na galáxia PGC043234, a 295 milhões de anos-luz, e só foi possível ser detectado pelo programa Asas-SN, da Universidade Estadual de Ohio. Dados apontam que o buraco negro pode ter alguns milhões de vezes a mais que a massa do sol. “Os resultados dos estudos poderão servir de base para as atuais pesquisas sobre os efeitos que buracos negros podem causar a tudo que passe ao seu redor, para que então, possamos entender como tais buracos podem afetar as galáxias”, aponta Cole Miller, coautor do artigo da NASA publicado à imprensa.

Segundo astrônomos da Agência Espacial Americana, tais efeitos gravitacionais são chamados de “perturbações de maré”, responsáveis por sugar todo material cósmicos que passe ao seu redor.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]