• Carregando...

A Força Aérea dos Estados Unidos realizou nesta quinta-feira (12) o teste de lançamento de um protótipo de míssil balístico com alcance de 500 km.

Este é o segundo teste de míssil de alcance intermediário realizado pelos Estados Unidos desde que o presidente Donald Trump retirou o país do INF, tratado de controle de armas firmado com a Rússia na época da Guerra Fria, em fevereiro deste ano. Especialistas acreditam que o mais recente lançamento demonstra a intenção e o comprometimento dos EUA em seguir um caminho pós-INF, em uma clara mensagem para a Coreia do Norte, Rússia e China.

O teste desta quinta-feira foi realizado na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, em parceria com o Escritório de Capacidades Estratégicas do Pentágono. O protótipo foi lançado de uma base estática e caiu em mar aberto depois de mais de 500 quilômetros de voo. Detalhes não foram revelados. Em nota, o Departamento de Defesa informou que os dados coletados e as lições aprendidas com este teste "informarão o desenvolvimento do Departamento de Defesa de futuros recursos de alcance intermediário".

"A Estratégia de Defesa Nacional fornece uma direção muito clara para restaurar nossa vantagem competitiva no ressurgimento de uma grande competição de poder, e devemos ao nosso país evoluir rapidamente e desenvolver nossa capacidade de defesa", disse o coronel Anthony Mastalir, 30º comandante da ala espacial da Força Aérea americana .

O secretário de Defesa americano, Mark Esper, parabenizou a parceria público-privada que possibilitou o desenvolvimento e o lançamento do protótipo em menos de nove meses.

"A equipe de teste começou a trabalhar depois que os EUA suspenderam suas obrigações com o INF em fevereiro de 2019. Geralmente, leva 24 meses para planejar e executar esse teste. Essa conquista demonstra a capacidade da América de responder a desafios críticos de segurança nacional", tuitou Esper.

Sobre a possibilidade de implantar mísseis de alcance intermediário, Esper disse que "uma vez que desenvolvamos mísseis de alcance intermediário e se meus comandantes os exigirem, trabalharemos de perto e consultaremos nossos aliados na Europa, Ásia e outros lugares com relação a possíveis implantações".

Em 18 de agosto, os EUA já haviam realizado um teste semelhante, a partir de uma base móvel. O tratado INF bania mísseis lançados do solo com alcance entre 500 e 5.500 km.

De acordo com o site Defense One, o teste desta semana ocorre dois dias depois que a empresa Lockheed Martin informou que "testou com sucesso o seu míssil de longo alcance de última geração projetado para o programa Precision Strike Missile (PrSM) do Exército dos EUA". Ele foi disparado de um sistema lançador múltiplo de foguetes e "voou aproximadamente 240 quilômetros até a área alvo", disse um comunicado da Lockheed.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]