• Carregando...
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, participa da cúpula da União Europeia, Bruxelas, Bélgica, 21 de outubro
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, participa da cúpula da União Europeia, Bruxelas, Bélgica, 21 de outubro| Foto: EFE/EPA/OLIVIER HOSLET / POOL

O governo da Hungria decidiu congelar os preços de seis alimentos básicos a partir de 1º de fevereiro, como medida de combate à inflação, anunciou o primeiro-ministro Viktor Orbán na quarta-feira.

Açúcar, farinha de trigo, óleo de girassol, pernil de porco, peito de frango e leite integral terão que ser vendidos pelo mesmo valor que custavam em 15 de outubro de 2021. Os estabelecimentos terão que reduzir os preços desses itens para chegar a esses valores.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, o premiê húngaro lembrou que há uma alta de preços em toda a Europa devido ao encarecimento dos combustíveis, e disse que a sua decisão irá proteger as famílias.

"Além de proteger as famílias, o governo também teve sucesso em frear os preços da gasolina, introduziu um corte na taxa de juros das hipotecas e as famílias húngaras têm acesso à energia com preço fixo, graças a uma política para reduzir os gastos em geral", afirmou Orbán.

A oposição reagiu ao anúncio, descrevendo a intervenção como uma "admissão de que a economia húngara está em um estado trágico".

Membros da aliança de oposição "A Hungria pertence a todos", formada por sete partidos, postaram a mesma mensagem em suas redes sociais:

"O governo precisa sair. Eles estão apenas agora começando a abordar os preços dos alimentos, nas últimas 12 semanas de seu governo de 12 anos com maioria de dois terços. Em vez de uma política econômica responsável, o aumento galopante de preços está sendo combatido com preços oficiais, o que equivale a uma confissão", afirma a aliança de oposição, prometendo reduzir o imposto sobre valor acrescentado de alimentos para 5%.

Eleições em três meses

Na segunda-feira (11), o presidente da Hungria, János Áder, marcou as eleições do país para 3 de abril, com um referendo proposto pelo partido de Viktor Orbán, o Fidesz, sobre questões LGBTQ para a mesma data.

Orbán enfrentará uma disputa com a ampla aliança de oposição unida contra ele. No momento, o Fidesz e a oposição estão empatados nas pesquisas de opinião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]