• Carregando...
Correa espera vitória nas urnas: plano político para conversão ao socialismo deve ser posto em prática | Eitan Abramovich/AFP
Correa espera vitória nas urnas: plano político para conversão ao socialismo deve ser posto em prática| Foto: Eitan Abramovich/AFP

O presidente do Equador, Rafael Correa, responsabilizou nesta quinta-feira (21) a oposição do país por possíveis distúrbios e atos de violência durante a campanha eleitoral para o referendo sobre a nova proposta de Constituição.

Correa alertou para possíveis atos violentos na campanha eleitoral, no momento em que o país debate o enfrentamento ocorrido entre grupos de estudantes que defendiam posições contra e a favor da nova proposta.

O confronto, durante a apresentação de Correa em uma rede de rádio na Universidade Católica de Guayaquil, começou com trocas de acusações entre o presidente e a oposição de incitar distúrbios para promover o "sim" e o "não" no referendo de 28 de setembro.

"Haverá incidentes por parte da direita. Desde já, nós os responsabilizamos por todos os incidentes e atos violentos. Esta oligarquia, esta direita, que por estar caindo aos pedaços, não sabe o que fazer", disse Correa em uma entrevista.

O presidente assegurou que tem grandes possibilidades de conseguir um novo triunfo nas urnas, o que o permitiria colocar em prática seu plano político para converter o país ao socialismo.

O projeto constitucional propõe uma reeleição imediata do presidente, maiores poderes para o Executivo e a presença do Estado em áreas estratégicas da economia.

Depois dos incidentes, a oposição questionou os discursos de Correa, argumentando que o presidente estimula a população a defender suas posições e gera confrontamentos entre vários setores, entre eles a Igreja Católica, os grupos econômicos e meios de comunicação.

"Haverá incidentes, o mesmo que a direita fez na Venezuela e na Bolívia", acrescentou Correa, que frequentemente adverte a população sobre as "manobras" que os partidos políticos tradicionais utilizam para boicotar seu plano.

Pesquisas revelam que Correa estaria próximo de conseguir o apoio popular que necessita para obter um triunfo no referendo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]