• Carregando...
Homem chora sobre o corpo do irmão, vitíma de tiroteio em um microônibus: vítimas sunitas se dirigiam a Baquba para comemorar o Eid al-Fitr | Helmiy al-Azawi / Reuters
Homem chora sobre o corpo do irmão, vitíma de tiroteio em um microônibus: vítimas sunitas se dirigiam a Baquba para comemorar o Eid al-Fitr| Foto: Helmiy al-Azawi / Reuters

A violência no Iraque deixou nesta quinta-feira (2) pelo menos 30 mortos e 50 feridos em dois atentados suicidas e um ataque a tiros, informou a polícia. Os incidentes ocorreram em Bagdá e em Wajihiyah, 97 quilômetros ao norte da capital.

Os atentados foram cometidos por suicidas com explosivos contra fiéis xiitas que saíam das orações matutinas em duas mesquitas em Bagdá. As explosões mataram 24 pessoas e feriram 50.

No tiroteio, vários homens armados mataram seis pessoas que viajavam em um microônibus em Wajihiyah. As vítimas eram duas crianças, três mulheres e um homem, informou a polícia na província de Diyala. Outra mulher e seu filho pequeno ficaram feridos. As vítimas eram todas sunitas que se dirigiam a Baquba para visitar parentes.

As explosões em Bagdá ocorreram enquanto os fiéis xiitas celebravam a festividade religiosa do Eid al-Fitr, que representa o fim do mês de jejum do Ramadã.

Nenhum grupo se responsabilizou pelos atentados, mas os ataques contra os civis xiitas geralmente são atribuídos à rede terrorista Al-Qaeda no Iraque, com a aparente intenção de reavivar o conflito sectário que pôs o Iraque à beira de uma guerra civil, há dois anos.

No atentado mais grave, um suicida a bordo de um automóvel Mercedes detonou explosivos a 20 metros da mesquita de Zafaraniyah, na região sudeste de Bagdá. O suicida acionou os explosivos quando vários soldados iraquianos impediram que ele se aproximasse do templo religioso, segundo a polícia. Esse ataque matou 14 pessoas, incluindo três soldados, e feriu 28 pessoas.

No segundo atentado, um suicida atacou quando os fiéis deixavam a mesquita de Rasoul, no distrito leste de Nova Bagdá. Dez pessoas morreram e 24 ficaram feridas, segundo a polícia. O extremista se aproximou da mesquita e se explodiu quando um guarda tentou impedir sua entrada. O guarda estava entre os mortos. O Exército do Iraque disse que 17 pessoas morreram nos dois ataques em Bagdá, mas hospitais da área dizem que o número não inclui vítimas que morreram mais tarde das feridas sofridas nos ataques.

Os fiéis das duas mesquitas atingidas são seguidores do Grande Aiatolá Ali al-Sistani, mais importante clérigo xiita do país. Os sunitas e outros grupos xiitas celebraram o Eid al-Fitr no início da semana.

Também nesta quinta-feira, uma bomba no oeste de Bagdá feriu quatro soldados norte-americanos, segundo um porta-voz militar. Dois civis iraquianos também ficaram feridos. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]