• Carregando...
Homem observa o vulcão Anak Krakatau durante erupção em Serang, Indonésia, 11 de abril de 2020
Homem observa o vulcão Anak Krakatau durante erupção em Serang, Indonésia, 11 de abril de 2020| Foto: RONALD SIAGIAN / AFP

O vulcão Anak Krakatau, na ilha vulcânica de Krakatoa, na Indonésia, lançou uma coluna de cinzas a 500 metros de altura durante a mais longa erupção desde que o colapso explosivo da ilha causou um tsunami mortal em 2018, segundo relatos de cientistas neste sábado (11).

Atividades vulcânicas e tectônicas são muito comuns na Indonésia.

Circuito fechado de TV do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia mostrou explosões de lava na noite de sexta-feira.

A agência disse que o vulcão estava em erupção contínua até sábado de manhã. Um status de alerta de nível 2 permaneceu em vigor, em uma escala que vai de 1 a 4. Não houve vítimas registradas. A erupção de 2018 causou um tsunami ao longo das costas de Sumatra e Java, matando 430 pessoas.

Moradores de vilas próximas procuraram se proteger em terrenos mais altos, após ouvirem estrondos e sentirem o cheiro dos gases da erupção do Anak Krakatau, segundo a CNN Indonésia. Um morador disse à rede que a maioria dos habitantes ainda está traumatizada pelo desastre do tsunami em 2018, e por isso decidiu evacuar.

Anak Krakatau, que significa Filho de Kratakau, é filho do famoso vulcão Krakatau, cuja erupção monumental em 1883 provocou um período de resfriamento global.

Atividade vulcânica

O Anak Krakatau não foi o único vulcão a apresentar atividade neste fim de semana na Indonésia. Outros três vulcões - o Monte Kerinci, em Sumatra Ocidental, o Monte Semeru em Java Oriental e o Monte Merapi em Java Central apresentaram atividade elevada na sexta-feira, mesmo dia em que o Anak Krakatau entrou em erupção, relatou o Jakarta Post.

Vulcão Monte Merapi emite cinzas durante erupção, vista de Yogyakarta, Indonésia, 10 de abril de 2020
Vulcão Monte Merapi emite cinzas durante erupção, vista de Yogyakarta, Indonésia, 10 de abril de 2020| BPPTKG / AFP

A atividade nas quatro montanhas não tem relação entre si, já que cada vulcão possui câmaras de magma diferentes, de acordo com o Centro de Mitigação de Perigo Geológico e Vulcanologia da Indonésia (PVMBG).

A Indonésia está localizada no Círculo de Fogo do Pacífico e as atividades vulcânicas são comuns no país. "Erupções vulcânicas na Indonésia são um acontecimento comum, acontecem todo dia", esclareceu o diretor do PVMBG nesta sábado, ressaltando que as erupções não ocorreram simultaneamente, informou o Jakarta Post.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]