• Carregando...
Frank-Walter Steinmeier defendeu como ministro a necessidade de levar o projeto Nord Stream adiante
Frank-Walter Steinmeier defendeu como ministro a necessidade de levar o projeto Nord Stream adiante| Foto: EFE/EPA/Radek Pietruszka

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se recusou a receber em Kiev o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, devido aos vínculos com o gasoduto germânico-russo Nord Stream.

O chefe de Estado alemão pretendia visitar a capital ucraniana junto com o presidente da Polônia, Andrej Duda, segundo informações do jornal Bild.

A ideia havia partido do chefe de governo polonês, que queria reunir também os presidentes dos países bálticos. A viagem aconteceria nesta terça-feira (12), depois da ida de Steinmeier a Varsóvia.

No entanto, de acordo com o Bild, Zelensky não quis receber o presidente alemão, pelos vínculos que o político teve com a construção do Nord Stream.

O próprio Steinmeier reconheceu semanas atrás o erro de avaliação, por ter defendido como ministro a necessidade de levar o projeto adiante.

O presidente da Alemanha foi integrante do gabinete do chanceler social-democrata Gerhard Schröder, e, posteriormente, também integrou o governo de Angela Merkel, entre 2005 e 2009, e entre 2013 e 2017, como ministro das Relações Exteriores.

Schröder e o presidente da Rússia, Vladmir Putin, assinaram acordo para a construção do primeiro gasoduto em parceria entre os dois países, que entrou em funcionamento em 2011.

O pacto foi firmado em 2005, meses antes do então chanceler alemão deixar o poder, para depois passar a fazer parte do conselho da Nord Stream, função que segue exercendo.

Em 2011, depois da entrada em funcionamento do primeiro gasoduto, houve acordo para a construção do Nord Stream 2, para aumentar o transporte direto de gás russo para a Alemanha, através do mar Báltico.

O segundo projeto ficou mantido por decisão de Merkel e da coalizão com que ela governava, o que incluía os sociais-democratas, de Steinmeier, apesar da anexação russa da Crimeia, em 2014.

O atual chanceler alemão, Olaf Scholz, suspendeu a licença da construção do segundo gasoduto, logo depois da invasão ordenada por Moscou à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

No entanto, a Alemanha segue recusando aplicar um embargo imediato nas importações de gás da Rússia, devido a forte dependência da fonte energética da antiga república soviética.

A Ucrânia e a Polônia criticam abertamente a posição de Berlim, responsabilizando Schröder, como responsável pelo acordo, Merkel, por prorrogá-lo, e Scholz, por não rompê-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]