• Carregando...
De acordo com a B3, a escultura do “Touru de Ouro” representa “a força e a resiliência do povo brasileiro”.
De acordo com a B3, a escultura do “Touru de Ouro” representa “a força e a resiliência do povo brasileiro”.| Foto: B3/Divulgação

Os protestos recentes contra a estátua de um touro colocada em frente à B3, no centro de São Paulo, tiveram grande repercussão nacional. Em um momento em que o preço da carne bovina está nas alturas, quase a preço de ouro, expor uma estátua de um bovino banhado a ouro causou certa revolta em alguns segmentos da sociedade.

Criado sem a pretensão de ser cópia do famoso touro de Nova York, segundo o autor da obra, a intenção era trazer mais turistas para a região onde foi instalado. E conseguiu, atraindo muitos curiosos que gostariam de ver a obra da discórdia, melhorando o comércio na região até ser retirado por ordem da prefeitura, por descumprir a Lei Cidade Limpa.

É necessário deixar claro que as empresas – representadas na B3 por suas ações – são geradoras da solução e não problema.

Mas, ao contrário do que pode parecer, a estátua dourada não representa uma afronta à situação de extrema dificuldade financeira em que se encontram milhões de brasileiros. Segundo o autor, a obra quer trazer “força e coragem”, que é do que mais precisamos no momento.

Seguindo uma ótica de mercado, uma bolsa de valores forte traz esperança de dias melhores, pois empresas fortes só existem em uma economia forte. E isso traz geração de emprego e renda para as famílias. É só por meio da geração de empregos que um país consegue superar suas crises. Não há outra saída. Bolsa em alta quer dizer que mais dinheiro para investimento está entrando nos cofres das empresas, e isso refletirá na expansão dos negócios, trazendo consequências benéficas para toda a sociedade.

O protesto é válido, no sentido de chamar a atenção das autoridades para o momento urgentíssimo da economia, em que há mais preocupação com as próximas eleições do que com a tomada de medidas práticas para a retomada do crescimento. Mas é necessário deixar claro que as empresas – representadas na B3 por suas ações – são geradoras da solução e não problema. Infelizmente, a culpa não é do touro. Se fosse, seria simples de resolver.

Rogério Araújo é gestor e consultor financeiro, especialista em investimentos, fundador da Roar Educacional Consultoria e líder educacional da corretora de investimentos Vitreo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]