• Carregando...
 | Hugo Harada/Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Arquivo Gazeta do Povo

A saúde é consequência das escolhas e hábitos de vida, e não somente do que se pode considerar hereditariedade. Rotinas saudáveis e acompanhamento das condições de vida com exames preventivos podem ser considerados a porta para uma longevidade com qualidade de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente os homens têm uma expectativa de vida que é cerca de sete anos menor que a das mulheres. Isso se deve ao fato de que, habitualmente, os homens costumam dar menor atenção à sua saúde.

Estudos evidenciam que a população masculina é mais vulnerável às doenças, principalmente as mais graves e crônicas, como o câncer. Consequência de recorrerem menos frequentemente que as mulheres aos serviços de atenção primária e procurarem o sistema de saúde somente quando os quadros já se agravaram. O número de casos novos de câncer de próstata estimado para o Brasil em 2016 e 2017 é de 61,2 mil. Esse câncer corresponde a 28% do total de tipos de câncer. Depois dos registros de tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país. Evidencia-se, ainda, que 30% dos casos podem ter relação com o tabaco e 35%, com a alimentação.

Habitualmente, os homens costumam dar menor atenção à sua saúde

A adoção de hábitos de vida saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são decisivos para diminuir a incidência e o agravamento das doenças. A detecção precoce aumenta as chances de cura com um tratamento eficaz. Para isso, exames podem e devem fazer parte da rotina dos homens.

Leia também:Planejamento e controle de metas no combate ao câncer (artigo de José Eduardo Couto de Castro, publicado em 27 de novembro de 2014)

Desde 2012, no estado do Paraná, o mês de agosto é dedicado à realização de ações que incentivam a prevenção e a promoção da saúde do homem, pela Lei 17.099. O Sesi, como instituição que prioriza a saúde do trabalhador e, consequentemente, da sociedade, desenvolve o programa Cuide-se+. Por meio dele, apoia, estimula e incentiva as indústrias a promover atividades e realização de exames preventivos. O Cuide-se+, em seu eixo Prevenção do Câncer, atua com unidades móveis de atendimento, que durante o ano todo percorrem empresas parceiras do Sesi e têm equipes especializadas para realização de exames preventivos dermatológicos e de sangue in loco. Essa atuação facilita o acesso e também dissemina informações importantes sobre a doença e as formas mais adequadas para prevenção.

Fabiana Tozo é coordenadora do eixo de Prevenção do Câncer do Programa Cuide-se+ do Sesi no Paraná.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]