• Carregando...

Projetos de cidades digitais planejam e disponibilizam informações para os gestores municipais e serviços para os cidadãos. São projetos que requerem a participação dos servidores municipais e dos cidadãos, sejam trabalhadores, estudantes, aposentados, donas de casa, vereadores, empresários entre outros. Muito além da internet gratuita, um modelo de cidade digital deve ser de foco estratégico.

Tal modelo de cidade digital estratégica exige para sua implantação a elaboração dos projetos: planejamento estratégico do município; planejamento de informações municipais; e planejamento da tecnologia da informação do município, prefeitura e organizações públicas municipais envolvidas.

A ênfase está no planejamento de estratégias e de informações por meio dos "modelos de informações" das funções ou temáticas do município (por exemplo, agricultura, ciência e tecnologia, comércio, cultura, educação, esporte, habitação, indústria, lazer, meio ambiente, saúde, segurança, serviços, social, transporte, turismo etc.).

O planejamento estratégico do município é um processo dinâmico, coletivo, participativo e interativo para determinação dos objetivos, estratégias, ações e controles do município, prefeitura e organizações públicas municipais. Tem como uma das bases os desafios, problemas e fraquezas do município, prefeitura e organizações municipais em questão, bem como, de outros municípios que de alguma forma influenciam ou se relacionam com o município a ser planejado.

O planejamento de informações municipais é um projeto que formaliza as informações necessárias para a gestão da prefeitura e do município e como consequência planeja os sistemas de informações municipais e suas respectivas necessidades de recursos da tecnologia da informação e de recursos humanos (servidores e cidadãos).

O planejamento estratégico da tecnologia da informação é um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente as informações organizacionais, os sistemas de informação, a tecnologia da informação (e seus recursos: hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações), as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos municipais.

Isso em conjunto possibilitará fornecer informações e serviços municipais por meio dos recursos da tecnologia da informação, incluindo a internet.

A cidade digital estratégica pode ser entendida como a aplicação dos recursos da tecnologia da informação na gestão do município e também na disponibilização de informações e de serviços aos munícipes ou cidadãos. É um projeto mais abrangente que apenas oferecer internet para os cidadãos por meio de recursos convencionais de telecomunicações. Vai além de incluir digitalmente os cidadãos na rede mundial de computadores, pois os projetos abrangentes incluem: sistemas de informações para a gestão municipal e para os serviços aos cidadãos; e sistemas de segurança municipal.

Indubitavelmente são requeridos projetos efetivos e gestão inteligente, onde a internet grátis para os cidadãos é relevante, mas é apenas um componente.

Denis Alcides Rezende é pós-doutor em Administração Pública, professor da PUCPR, escritor e consultor em planejamento privado e público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]