• Carregando...

O contínuo crescimento econômico e a geração de empregos, por conta do ambiente criado no estado nos últimos três anos, trouxeram diversos benefícios para sociedade. O Paraná tem sido referência no ensino profissionalizante e na qualificação da sua mão de obra – duas frentes muito importantes para oportunizar melhores condições para superar a desigualdade social.

Em 2014, as escolas estaduais matricularam 77.112 jovens interessados em um diferencial para o mundo do trabalho. São 57.942 estudantes em cursos técnicos, em 12 diferentes eixos, o que representa 16% do total de alunos matriculados no ensino médio. Pesquisa da CNI divulgada no início de março mostra que no país somente 6% dos alunos fazem algum curso profissionalizante.

Nosso estado é o que mais qualifica sua mão de obra, pois, além dos 57.942 jovens em cursos técnicos, temos mais de 19 mil estudantes no curso para formação de docentes. A rede de Centros Estaduais de Educação Profissional se expande em 80%. São mais 18 novas unidades, em diversas regiões, que vão abrir mais 20 mil vagas, além da ampliação e reforma de outras 23 escolas de ensino profissional.

O estado, em parceria com o governo federal, tem um plano de qualificação profissional voltado aos trabalhadores desempregados e agentes da economia solidária, destinado a jovens de 18 a 29 anos que não tiveram oportunidade de conclusão de seus estudos. Nos últimos três anos, 8 mil trabalhadores foram capacitados para atuar nos setores de comércio e serviço, transporte, indústria e economia solidária.

Além dos já citados, é desenvolvido no estado um programa de acesso ao ensino técnico e emprego: o Pronatec, do governo federal, sob coordenação da Secretaria de Educação. Somente em 2013 foram ofertados 208 cursos de qualificação profissional, matriculando 43.118 trabalhadores; em 2014, a meta estadual de atendimento, por meio do Senai, Senac, Senat e Seed, é qualificar 70 mil trabalhadores.

Como apontei, temos um conjunto de ações que une várias esferas do poder público em busca da integração e da solidariedade e traz um novo prisma ao campo profissional. Tenho também a convicção de que a educação profissionalizante contribui para a redução da criminalidade e a melhoria da saúde da população; no campo pessoal, oferece motivação e melhora a autoestima, principalmente dos jovens.

Ainda nesse semestre, em sinergia com os programas de qualificação, o Paraná vai implantar um sistema informacional que congregará os dados de educação técnica e qualificação profissional e social, cruzando-os com os dados dos trabalhadores que precisam dessa qualificação e com a demanda de vagas, tendo em vista a assertividade no direcionamento da ocupação dos postos de trabalho e diminuição dos índices de evasão.

Esse conjunto de benefícios se traduz no aumento da empregabilidade, da produtividade dos trabalhadores e, como consequência, o rendimento e o desempenho das empresas, alavancando toda a cadeia produtiva e a economia.

Esse é objetivo do Paraná: investir nos trabalhadores e em uma mão de obra altamente qualificada que possa enfrentar os desafios presentes e futuros da nossa economia.

Luiz Claudio Romanelli, advogado e especialista em Gestão Urbana, é deputado estadual.

Dê sua opinião

Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]