• Carregando...

De item de luxo para essencial. Além de um ambiente para discussão, as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros, das empresas e, agora, dos candidatos à prefeitura e câmara dos vereadores. Isto porque a Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano. Entre elas, mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação, financiamento eleitoral por pessoas jurídicas e a redução do tempo de campanha eleitoral, fundamental para que os inúmeros candidatos e partidos possam se destacar e serem lembrados pelo eleitor.

De 90 para 45 dias, este será o tempo de campanha eleitoral dos candidatos. Já nas propagandas de rádio e TV, o tempo passou de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com dez minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.

E o sucesso será do candidato que atender às necessidades da comunidade

Sendo assim, podemos esperar que as redes sociais serão o novo palanque político dessas eleições, assim como foi em 2014 na votação presidencial. O espaço digital será como vitrine político-partidária de cada candidato. Hoje, são 110 milhões de brasileiros com acesso à internet em qualquer ambiente, segundo a Nielsen. Só pelo smartphone, são quase 80 milhões de pessoas com acesso a internet e entre os 20 aplicativos mais utilizados, seis deles são de mídias sociais. Ou seja, esse novo comportamento interfere diretamente no cotidiano das pessoas e, consequentemente, no relacionamento entre políticos e eleitores.

E não irei longe para justificar este notório engajamento das pessoas nas redes sociais. No dia 13 de março de 2016 – quando milhares de pessoas foram às ruas –, com o Scup, ferramenta de monitoramento, foi possível coletar mais de 1 milhão de posts no Twitter e no Instagram sobre as manifestações contra o governo. As hashtags #ForaPT e #ForaDilma tiveram adesão de 27% dos internautas, enquanto 5% aderiram a hashtag #MarchaDasCoxinhas. No Instagram, 98% das menções foram favoráveis à manifestação, no Twitter 136k das menções citaram a Operação Lava Jato, resultando na coleta de 85% das menções nas ferramentas.

Diferentemente das demais eleições, neste ano, quem quiser vencer essa disputa, ao que tudo indica, terá de fazer uma campanha focada em propostas. E não adianta apenas o horário do programa político. Muito menos acreditar que ter site e canal em redes sociais é estar fazendo marketing político digital. Precisará de muito mais. Afinal, o eleitor mudou e a comunicação também. Será preciso repensar o jeito de se fazer campanha política na web. É necessário tirar o foco das ofensas e difamações. É preciso aprender a gerar conteúdo relevante. É vital gerar conteúdo, relacionar-se com os eleitores e inspirar ideias.

E o sucesso será do candidato que atender às necessidades da comunidade, principalmente onde ela não está sendo ouvida, e abordar questões que não estavam sendo tratadas. Apenas com o monitorando das redes sociais será possível traçar estratégias de relacionamento entre a opinião pública, eleitores e políticos. Quem o fizer primeiro, se aproximará do eleitorado e sairá na frente.

Monica Lobenschuss é fundadora da Social Lounge, primeira rede de franquias de mídias sociais do Brasil.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]