• Carregando...
Presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, em sessão do Congresso que aprovou R$ 30 bilhões em emendas impositivas, em dezembro do ano passado.
Presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, em sessão do Congresso.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Com a chegada do coronavírus, vivemos um momento que exige estratégia e coragem. O vírus se espalha com rapidez poucas vezes vista e pode ser fatal em pessoas idosas ou com sistema respiratório fragilizado. Diante desta pandemia que agora atinge nosso país, é o momento de deixar as diferenças de lado e agir com responsabilidade. Por este motivo, temos discutido internamente no Partido Novo e apresentando para a sociedade a defesa do uso dos recursos do Fundo Eleitoral para socorrer a área da Saúde.

São R$ 2 bilhões de recursos públicos. O Partido Novo sempre se posicionou contra este tipo de financiamento e já definiu que não usará o valor destinado a ele nas eleições municipais deste ano. Mas não podemos simplesmente devolver o recurso. Além disso, será mais efetivo se todas as legendas abrirem mão. Por este motivo, faz-se importante que o Congresso Nacional autorize o uso deste fundo para o combate ao Coronavírus, seja destinando integralmente para este fim, ou permitindo que os partidos assim o façam.

Como a maior nação da América Latina, temos um papel importante na contenção da epidemia no nosso continente. É hora de pensarmos as melhores estratégias para interromper o avanço da doença. Precisaremos de leitos de UTI, atendimento domiciliar e mais profissionais da saúde à disposição dos serviços públicos de saúde.

É preciso um investimento massivo para que isso seja possível. Não é hora para destinar tanto dinheiro em campanha eleitoral. Desde que iniciamos essa discussão na semana passada, temos visto o posicionamento de diversos políticos, de vários partidos, que concordam que o momento pede coragem. Parlamentares inclusive apresentam projetos de lei para permitir que o recurso do fundo eleitoral e partidário seja revertido em ações de combate ao Coronavírus.

É urgente que toda a classe política tome a consciência de que a prioridade neste momento é o bem comum. É um recurso que pode ser usado para contribuir neste momento tão urgente.

João Guilherme de Moraes é médico, empresário e foi escolhido pela seleção do Partido Novo como pré-candidato à Prefeitura de Curitiba. Antenor Demeterco é presidente do diretório estadual do Partido Novo no Paraná. Leonardo Barros Jianoti é presidente do diretório municipal do Partido Novo em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]