• Carregando...
 | Felipe Lima
| Foto: Felipe Lima

Juntos somos mais fortes! O slogan da campanha de Hillary Clinton para a presidência dos Estados Unidos merece toda a atenção, pois sintetiza a mensagem central da candidatura da democrata à Casa Branca. Todo slogan de uma campanha procura concentrar os ideais políticos que orientam uma candidatura e que justificam o voto do eleitor. No caso de uma campanha presidencial, o slogan pretende contar qual é o problema que país enfrenta, quais são as soluções possíveis e por que o candidato é a melhor alternativa.

A mensagem adotada para o pleito é a exata tradução dos valores liberais que orientam o Partido Democrata na atualidade. A expressão “juntos” aproxima as pessoas e cria um vínculo de pertencimento, independentemente da cor, classe, gênero ou origem. A comunicação de interesses a serem partilhados pela comunidade permite soluções negociadas e inclusivas, a partir de um trabalho conjunto, ou seja, unidos somos mais fortes.

O programa de Hillary indica uma atuação forte dos Estados Unidos na condução da economia

Tempo de escolher

O futuro da América como o experimento mais livre, próspero e bem-sucedido da história será consolidado no século 21 ou transformado num arremedo de social-democracia europeia

Leia o artigo de Alexandre Borges, diretor do Instituto Liberal.

Assim, qual o problema do país identificado na base do slogan? Os Estados Unidos enfrentam uma forte crise financeira desde 2008, que impactou diretamente o mercado de trabalho, a saúde, a educação e os investimentos do país. A crise gerou uma onda de desemprego, ausência de cobertura na saúde, concentração de riqueza e discriminações das mais variadas ordens. Detroit – berço da indústria automobilística – é um exemplo da desestabilização que assolou o país. A cidade decretou falência e viu sua população ser reduzida fantasmagoricamente de 2 milhões, em 1960, para cerca de 700 mil habitantes na atualidade.

Quais as soluções para o problema? O programa de Hillary indica uma atuação forte dos Estados Unidos na condução da economia, com o objetivo de melhorar os indicadores e recuperar o poder aquisitivo da população. Entre outras medidas para garantir os resultados desejados, a democrata pretende: ampliar o Obamacare no campo da saúde; garantir benefícios fiscais para as famílias endividadas; aumentar empregos e salários com investimento em infraestrutura; ampliar o salário mínimo; garantir igualdade de salários entre homens e mulheres; fomentar a participação dos funcionários nos lucros das empresas; fortalecer os sindicatos; reduzir a burocracia para pequenos empreendimentos; conceder vantagens para empresas que aplicarem recursos na educação de seus empregados; garantir educação de qualidade em todo o país; assegurar que todas as crianças de quatro anos frequentem a pré-escola; assegurar treinamento e ambiente de trabalho de qualidade para os professores.

Por que Hillary? A campanha da democrata demonstra que o país pode eleger a primeira mulher como presidente, reforçando a tradição liberal de reconhecimentos dos direitos civis. Além disso, Hillary quer demonstrar que as propostas de desenvolvimento do seu programa são as únicas que podem garantir uma recuperação perene do país com a participação e o diálogo de todos – ao contrário do monólogo produzido pelo governo brasileiro.

“Juntos somos mais fortes” é um slogan que aponta que os caminhos a serem seguidos pelo país no século 21 são o resultado de um permanente diálogo entre todos os setores que constroem a nação, com o objetivo de reforçar as instituições nacionais e garantir o futuro das próximas gerações de estadunidenses.

Eduardo Faria Silva, doutor em Direito, é professor de Direito Constitucional da Universidade Positivo e coordenador da Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidade Positivo.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]