• Carregando...

A lamentável morte do advogado, jornalista e empresário jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), deixa uma lacuna para os paranaenses que dificilmente será preenchida. Doutor Francisco, como era respeitosamente por todos tratado, escreveu seu nome na nossa história com as tintas do idealismo e da correção de caráter. Foi uma sólida referência de equilíbrio, sabedoria e ponderação. Homem sensível aos temas de interesse dos paranaenses, nunca hesitou no engajamento incondicional na defesa da nossa terra.

Mesmo atuando na esfera privada, Doutor Francisco tornou-se um grande homem público. Sem nunca ocupar cargo público, e convites não lhe faltaram, ele tem em sua biografia conquistas para o Paraná que só encontrariam paralelo nas biografias dos principais homens públicos de nossa história.

Doutor Francisco colocou sua capacidade intelectual e seu grupo empresarial a serviço do desenvolvimento do estado. Isso tudo sem comprometer em nenhum momento a linha editorial independente do jornalismo de seus veículos. Foram inúmeras as causas paranistas pelas quais o doutor Francisco lutou, muitas delas de forma pioneira, antecedendo e inspirando até mesmo o poder público.

Fato marcante é que doutor Francisco teve esta trajetória importante em favor do Paraná ao mesmo tempo em que, ao lado de seus sócios, construiu e dirigiu o maior grupo de comunicação do estado e um dos maiores do Brasil.

Ao longo de sua história, o grupo RPC tem levado, com a mais alta qualidade, informação e entretenimento para todos os paranaenses. Além disso, o grupo RPC é um grande gerador de empregos qualificados, bem como um polo de formação e aperfeiçoamento de profissionais da área de comunicação. Um grupo, aliás, com um forte compromisso de responsabilidade social, com uma série de ações a partir do Instituto RPC.

Mais recentemente, depois de um lugar já assegurado entre os grandes homens e grandes empresários do Paraná e do Brasil, Doutor Francisco ainda conduziu o grupo RPC para mais avanços, com o lançamento dos formatos on-line de seus veículos de comunicação e do início da transmissão digital da RPC TV, outro marco para os paranaenses.

Empresário inovador, jornalista perspicaz e advogado das causas paranistas, este foi o doutor Francisco. Homens assim não surgem em todas as décadas e nem em todos os lugares. Nós, paranaenses, tivemos a honra e a felicidade de ter o doutor Francisco conosco, lutando vigorosamente pela excelência no jornalismo, pelo dinamismo empresarial, pela democracia no país e pelo avanço do Paraná.

É arriscado dizer que a missão dele acabou, porque com certeza Doutor Francisco não concordaria, diria que não há limites para a busca por qualidade e desenvolvimento, e pudemos perceber isso em sua atuação contínua à frente do grupo RPC, já em idade em que a aposentadoria seria natural para muitos. Doutor Francisco se manteve em prontidão até o fim, implacável e incansável.

Doutor Francisco, com certeza, terá agora o descanso merecido para os grandes guerreiros. Caberá a todos os paranaenses preservar a sua memória e fazer por merecer a dedicação que ele teve por nós, lembrando sempre: homens assim não surgem em todas as décadas e nem em todos os lugares. Os paranaenses devem se espelhar no próprio exemplo do doutor Francisco para honrar o privilégio de tê-lo na história do Paraná.

Beto Richa é prefeito de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]