i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

O desmonte do combate à corrupção

  • PorDeltan Dallagnol
  • 26/01/2020 18:00
O desmonte do combate à corrupção
| Foto: Thapcom

Martin Luther King Jr., pastor e ativista norte-americano, lembrava sempre em seus discursos que “as classes privilegiadas nunca desistem dos seus privilégios sem forte resistência”. Privilégios que naquele distante ano de 1955, em Montgomery, no estado norte-americano do Alabama, levaram à prisão Rosa Parks, uma mulher negra de meia-idade, costureira, por se recusar a dar assento a um passageiro branco em um ônibus. Essa prisão foi o estopim de um movimento não violento contra a discriminação e a segregação racial nos Estados Unidos, liderado pelo jovem pastor Martin Luther King Jr., de Montgomery, então com apenas 26 anos. A mobilização pelos direitos civis se fez ouvir por meio de boicotes, marchas, ingresso e permanência pacífica em áreas reservadas a brancos, protestos e discursos. Antes de alcançar suas grandes conquistas, contudo, esse movimento amargou derrotas e dores. Em diversas cidades, enfrentou forte reação contra a população negra por meio de ameaças, violência, prisões, bombas e assassinatos.

Desde 2014, instituições e cidadãos vêm empreendendo o maior esforço da história brasileira contra a corrupção. No entanto, recentemente, o combate à corrupção vem sendo desmontado por uma série de decisões judiciais e novas leis. No processo civilizatório, há frequente tensão entre forças do avanço e do retrocesso, pois, repita-se, “as classes privilegiadas nunca desistem dos seus privilégios sem forte resistência”. Apresentarei, neste e em uma série de artigos que virão a seguir, algumas perspectivas sobre retrocessos que vêm ocorrendo na luta brasileira contra a corrupção, mas não sem sugerir caminhos, apontar saídas e incentivar o fortalecimento da cidadania. Abordarei o ataque à colaboração premiada, o desincentivo criado pela Lei de Abuso de Autoridade para que juízes deem decisões legítimas contra poderosos, a criação de um juiz de garantias que exacerba a disfuncionalidade de nosso sistema, a ausência de condenações de réus pelo STF na Lava Jato e outros temas. Mas, antes, ofereço um pouco de contexto.

Nos últimos cinco anos, a Lava Jato e outras grandes operações revelaram como ladrões que ocupam cargos na estrutura do Estado usam sua influência para enriquecer e perpetuar seu poder. Foram acusados quatro ex-presidentes, dezenas de (ex-)parlamentares e ex-ministros de diferentes partidos, dois ex-chefes da Casa Civil, dois ex-presidentes da Câmara dos Deputados, três ex-governadores, sócios e executivos de grandes empreiteiras e lavadores de dinheiro profissionais. É ilustrativo que uma única empresa tenha mencionado 415 políticos de 26 partidos em seu acordo de leniência, os quais incluíam quase um terço dos ministros e metade dos governadores de então. E ela nem era o vértice do mecanismo de corrupção político-partidário; era apenas um de seus muitos “clientes”.

Decisões e leis que dificultam a responsabilização de corruptos criam um ambiente mais favorável ao desvio de recursos

Em Curitiba, 498 pessoas já foram denunciadas e 159 foram condenadas por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. As penas ultrapassam 2,2 mil anos de prisão. No Rio de Janeiro, foram até agora 339 denunciados e 41 condenados. No Supremo, onde 126 foram acusados, um foi condenado.

Apenas os desvios da Petrobras envolveram o pagamento de mais de R$ 6 bilhões em propinas e danos estimados em até R$ 42 bilhões. Contudo, as apurações se desdobraram para muito além daquela estatal: Eletrobrás, Ministério do Planejamento, Transpetro, BR Distribuidora, Caixa Econômica Federal, órgãos estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná etc. Um ministro do Supremo Tribunal Federal afirmou que “onde destampa tem coisa errada”; outro disse que “onde se puxa uma pena vem uma galinha”.

As cifras das propinas assustam, mas os prejuízos são maiores. Para compreendê-los, é preciso entender um pouco melhor o mecanismo da macrocorrupção política brasileira. Ele pode ser assim simplificado: muitos partidos e políticos desonestos indicam, para a chefia de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, apadrinhados incumbidos de arrecadar propinas. Uma vez alçados a tais posições, eles fraudam licitações, vendem licenças, criam dificuldades para oferecer facilidades em favor de pessoas e empresas que concordam em pagar propinas, por vezes em troca de lucros extraordinários.

Esse esquema gera altas somas que vão para o bolso dos envolvidos e para campanhas eleitorais caríssimas. O dinheiro investido em campanha é muito nocivo porque tem impacto no número de votos alcançados nas eleições, segundo pesquisas. Dinheiro sujo, assim, alavanca a chegada dos corruptos ao poder. Tendo poder, os ladrões desviam mais, o que gera mais valores. Parte deles é reinvestida novamente na campanha própria ou daqueles que compactuam com o esquema; então, o ciclo vicioso se reinicia.

A corrupção se retroalimenta. Instala-se uma espécie de “seleção natural” no sistema político em que os mais fortes, que tendem a sobreviver e se multiplicar, são os ladrões. Estes passam a ter como relevante critério de investimentos a possibilidade de desviar recursos e não o benefício social que trarão. A Petrobras, por exemplo, fez investimentos ruinosos em refinarias cuja aquisição ou reforma foi regada a propinas.

No ambiente econômico, criam-se incentivos adversos também, porque as empresas que são especialmente adubadas com obras e financiamentos públicos são as corruptas. Vale mais a pena investir em um setor de pagamento eficiente de propinas que em inovação técnica e operacional. Não é à toa que duas das maiores empreiteiras tinham setores específicos para gerenciar pagamentos ilícitos.

Seguiremos trabalhando duro, mas as chances de uma nova Lava Jato existir e ter sucesso vêm sendo significativa e progressivamente diminuídas

O grande desafio brasileiro é romper aquele círculo vicioso que deturpa a nossa democracia e gera imenso dano à população.

Perdem-se recursos que deveriam ir para serviços públicos essenciais. Perde-se eficiência nos investimentos que são orientados para interesse privado. Perde-se representatividade dos mandatários pelo abuso do poder econômico nas eleições. Perdem-se a produtividade das empresas e a sua competitividade internacional. Perde-se o bom exemplo que deveria vir de cima e inspirar uma cultura de integridade nos negócios. Perde-se confiança nas instituições e na democracia.

Cabe aqui uma primeira ressalva: não estou desqualificando a política, essencial para mudanças, mas reconhecendo as mazelas daquela praticada aqui como consequência de um quadro de incentivos e desincentivos sistêmicos. É o diagnóstico que abre a oportunidade para tratamento. Além disso, há muitos políticos íntegros e dedicados à causa pública que devem ser valorizados.

Diante do quadro exposto, ocorreu um intenso e firme trabalho de uma série de autoridades públicas, de diferentes instituições, contra a roubalheira. Houve, nos primeiros anos da Lava Jato, uma forte reação social e uma legítima expectativa de que as brechas da corrupção e da impunidade fossem diminuídas.

Contudo, depois de cinco anos de operação, passaram a acontecer uma série de retrocessos. Foram aprovadas leis, como a de abuso de autoridade, e emitidos alguns julgamentos pelo Supremo, como o que proíbe a execução provisória da pena, que desmontam progressivamente o modelo de combate à corrupção que rendeu ao Brasil e à Lava Jato seus resultados. Tais decisões e leis têm por efeito dificultar significativamente investigações e processos contra a corrupção.

Segundo a teoria da decisão racional, pessoas respondem a estímulos e punições. A escolha de praticar crimes leva em conta as chances de seus autores serem responsabilizados e o montante das penas. Por isso, decisões e leis que dificultam a responsabilização de corruptos criam um ambiente mais favorável ao desvio de recursos. Diante desse cenário, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chegou a enviar uma missão de alto nível para o Brasil, em novembro do ano passado, a qual alertou para riscos de retrocesso no combate à corrupção. Além disso, o Brasil teve sua pior avaliação histórica no índice de percepção da corrupção da Transparência Internacional divulgado dias atrás.

Devo, contudo, fazer nova e importante ressalva. Respeito o STF e o parlamento, instituições essenciais para nossa democracia. Além disso, não estou criticando determinados ministros ou parlamentares. Tampouco estou afirmando que cada ministro ou parlamentar que apoiou certa decisão ou lei é desonesto, ou busca proteger corruptos, ou facilitar a corrupção. Não estou julgando intenções. Minha análise está limitada aos efeitos de decisões judiciais e parlamentares na realidade do esforço anticorrupção.

A luta contra injustiças históricas e arraigadas pode demorar décadas e o seu sucesso exige atitude, perseverança e estratégia da sociedade

Investigações seguirão em frente. Seguiremos trabalhando duro, mas as chances de uma nova Lava Jato existir e ter sucesso vêm sendo significativa e progressivamente diminuídas. Se nada mudar até o fim da operação, será mais difícil investigar e processar a corrupção depois dela do que era antes. A própria operação já sente o impacto das mudanças.

Não vou assistir ao desmonte do combate à corrupção em silêncio. Estão errados aqueles que acreditam que a história é uma marcha inexorável de progressos. Como alertou Martin Luther King em sua luta, que é uma inspiração para aqueles que se dedicam a outras causas, “o progresso humano nunca se desenrola nas rodas da inevitabilidade”. O progresso “vem pelo esforço incansável” e, sem ele, “o tempo em si se torna um aliado das forças da estagnação”.

Avanços e retrocessos não são independentes de nossa ação e omissão. Como cidadãos, escolhemos o futuro do nosso país. A luta contra injustiças históricas e arraigadas pode demorar décadas e o seu sucesso exige atitude, perseverança e estratégia da sociedade. Quando vemos novas leis como aquela que veio para silenciar colaboradores, que analisaremos no próximo artigo, é preciso romper o silêncio.

Deltan Dallagnol é procurador da República e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal em Curitiba.

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Denise

    ± 7 dias

    Sem limpeza do ambiente político não há como reverter essa tendência ao retrocesso. É preciso expor insistentemente as ações de cada parlamentar nos períodos eleitorais e estimular a renovação do CN. Políticos devem temer as consequências de suas ações nas urnas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 26 dias

    CASO NÃO HOUVESSEM ESSES NOSSOS HERÓIS DO PARANÁ, CERTAMENTE ESTARÍAMOS EM ESTÁGIOS DEPLORÁVEIS NO COMBATE À CORRUPÇÃO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilberto

    ± 30 dias

    Dr. Deltan, o senhor e demais membros do MPF e mais o Dr. Sérgio Moro são exemplos para qualquer país do mundo, dando-nos imenso orgulho! Infelizmente, existem instituições outras, compostas por elementos indefiníveis, que fazem de tudo para blindarem a corrupção e aqueles que a combatem como o MPF e o atual Ilustre Ministro da Justiça e Segurança. Mas, como sempre costumo dizer, nós é que colocamos esses "representantes" onde se encontram, mesmo que indiretamente, via indicações através daqueles que julgávamos nos representar e representar a Federação. Já tivemos uma primeira chance para mudanças, mas ainda não as conseguimos plenamente, pois isso demanda muitos anos de "faxina".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Vicente bittencourt

    ± 31 dias

    Deltan, desde que você, o atual ministro Moro, Carlos Fernando, etc., iniciaram a "guerra" contra a corrupção, me tornei fã de vocês. A "guerra" ainda não acabou, mas, algumas "batalhas" foram vencidas, Deus encaminhará outras vitórias até que a "guerra" acabe. Como você citou, não desista mesmo desta luta, que ocasionaram e ocasionam incômodos, muita maldade contra, pois raízes do mal que há muito tempo agem, estão fortes, ainda. Porém, a força que tinham, jamais terão novamente. Eles ficarão fraquíssimos ao longo do tempo. Parabéns a vocês! Pela determinação, trabalho árduo e sobretudo, pela coragem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco António Santana

    ± 31 dias

    Deltan, O Brasil precisa de homens como você e o Moro. Não desista da sua luta "é a nosso luta", contamos com com você e sua equipe "os intocáveis". Estaremos sempre do lado da "força do bem".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    suely m pfeifer

    ± 35 dias

    Deltan, parabens pelo trabalho e parabéns pelo texto . Da minha parte, não vou desistir, embora me sinta absolutamente impotente quase todos os dias ..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo

    ± 36 dias

    Espero que esta série de artigos, sejam um briefing de um livro a ser traduzido e distribuídos em várias línguas, para que o mundo venha a ter instrumentos a mais para evitar que a roubalheira que tivemos em nossa pátria se dissipe pelo mundo, prejudicando ainda mais as populações mais pobres e carentes, como ocorreu em nosso país. Espero que tal livro inspire a documentários e filmes internacionais de denúncia, seria a contribuição do Brasil por um mundo melhor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Callado

    ± 36 dias

    Dr. Deltan, não desista! Os brasileiros de bem estão com você! Vá em frente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexander Cwb

    ± 36 dias

    Força Deltan, não desista nunca!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rita Lyra

    ± 36 dias

    Não desista Procurador Deltan Dallagnol. Conte com meu humilde apoio e dos brasileiros de bem. As pessoas de bem querem um Brasil melhor. Os corruptos querem o Brasil para eles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo roberto costa da silva

    ± 36 dias

    A essa altura do desmonte da Lavajato, graças aos políticos corruptos que mandam no país e juízes do STF que não querem ver a verdadeira justiça ser aplicada, percebo que a Lavajato segue o mesmo rumo que os seus inspiradores italianos sofreram, o seu inexorável desmonte. O povo está cansando de ir às ruas, isto se tornou banal e sem nenhum resultados, os generais falaram para irmos às ruas como forma de acionar as FFAA, nós fomos e eles, foram? Como brasileiro que viveu 64, começo a incentivar minhas redes para uma nova intervenção Militar, ou um Ato Institucional que permitiria ao Presidente limpar a casa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria das Graças Sousa Guimarães

    ± 36 dias

    Apoio total à Lava Jato, ao ministro Moro, aos juízes Bretas, Bonat, Vallisney e Ludmila! E ao TRF4!! Esses ministros do STF não desempenham o papel de guardiões da Constituição! A maioria só quer legislar e administrar o Brasil, ao invés de julgar os processos de réus com foro privilegiado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao Jairo dos Santos

    ± 36 dias

    Força mesmo Dr .Deltan,fe em Deus a ações contra este pessoal por parte de todos brasileiros de bem.Votaremos no Dr Moro para presidente pelo partido NOVO o único q presta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Terrivelmente

      ± 36 dias

      "Único que presta". Gostei! Sonha! Todos os partidos estão de olho no cofre da República! Ninguém tá lá em Brasília (ou no Estado, ou na Prefeitura) por quermesse. Se ligue. A onda é pegar o dinheiro público no estrangeiro, sem deixar rastro no Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claytão

    ± 36 dias

    Força DR.Deltan eu o saudo como um cruzado na batalha contra a corrupção.Torço para Dr.Moro candidatar-se a presidente pelo PARTIDO NOVO,o unico que presta e corta previlegios da corte politica,elegendo milhares de novos politicos,que darão inicio ao GRANDE PÉ NA BUNDA DOS POLITICOS CONTEMPORANEOS

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Terrivelmente

      ± 36 dias

      Sonha!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Ramos

    ± 36 dias

    Parabéns pelo artigo e pelo firme posicionamento na defesa do combate à corrupção e ladroagem institucionaligada. O Brasil necessita de homens e profissionais dignos, honestos e justos como você, Deltan! ! Por favor, nunca desista! !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FELIX ALBERTO CASTELLER STEIN

    ± 36 dias

    Infelizmente a corrupção está impregnada em nosso âmbito político, que se nós "o povo" não sairmos as ruas e cobrar dos políticos para que votem em favor da população e que acabem com as regalias e a impunidade, para os que desviam dinheiro do povo, sejam penalizados com maior rigor da Lei. Continuar coibindo a ação da justiça, acabaremos vendo uma tragédia ainda maior que a de Brumadinho no âmbito social de nosso país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 36 dias

    Parabéns Deltan, continuem o excelente trabalho até desentocar e prender todos os ratos, conhecidos e desconhecidos da administração pública brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    ± 36 dias

    Para os esquerdistas de plantão que comentam dizendo que Bolsonaro é o culpado do que Deltan citou (como se ele mandasse no congresso e STF) #BOLSONARO2022

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 36 dias

    Parabéns Deltan, excelente artigo. A grande culpa disso tudo é do Supremo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alex Fox

      ± 36 dias

      Discordo... Na minha opinião os grandes culpados são os corruptos que ocuparam o executivo e o legislativo. Atualmente o que estamos vendo são os agentes que esses corruptos colocaram no STF os protegendo, mas eles são a última linha de defesa dessa corja.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Renato Stival

    ± 36 dias

    O GRANDE GOLPE CONTRA A CORRUPÇÃO NESTE PAÍS, SERÁ QUANDO NUM HELICÓPTERO ESTIVER O LULA, GILMAR MENDES, DIAS TOFFOLI, CAIR NO MAR, SEM NUNCA ENCONTRAR OS CORPOS PARA QUE NÃO OCORRA VELÓRIO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michael

    ± 36 dias

    Força Deltan!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Weber

    ± 36 dias

    A partir do artigo do Dr Deltan fiz o desenho: STF --- Esquerda --- Centrão -----> Apoio aos Corruptos e contra a Lava Jato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius

    ± 36 dias

    Talvez para alguns seja necessário desenhar para compreender melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Weber

    ± 36 dias

    Estou vendo a presença de muitos esquerdistas (imaturos, corruptos, anti-patriotas etc) comentando essa matéria. É uma nova estratégia da esquerda para atacar o governo? Quem está atrapalhando a Lava Jato é principalmente o STF e os políticos da esquerda e do centrão que estão no Congresso. O Governo atual é diferente dos anteriores e temos que apoiar para alcançar um país mais justo e com mais oportunidades para o povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João Mauricio

      ± 36 dias

      Deixa de ser babaca, a principal pessoa que está boicotando a lava jato se chama Jair Bolsonaro. Pare de babar o ovo do seu mito e seja realista. Ninguém aqui está te pedindo p/vc abandonar o seu mito, só quero que vcs baba-ovo caiam na real.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISE ZELAK LEITE BASTOS

    ± 36 dias

    Parabéns pela luta, é nítida as ações contra o combate da corrupção e da perpetuação dos corruptos no poder, porém a popularidade de Moro e a sua demonstra que a população já escolheu seu lado e creio que apesar dos retrocessos iremos em passos pequenos concientizando o povo e melhorando o país para nossos filhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Í

    Ítalo

    ± 36 dias

    Parabéns, Deltan, pela coragem! Estamos contigo e Sérgio Moro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 36 dias

    Como a vida é engraçada. Lula e Dilma apesar de estarem enlameados até o último fio de cabelo no assalto ao dinheiro público, foram os governos que mais liberdade deram a PF e ao Ministério Público, sem nunca terem feito alguma intervenção nestes órgãos. Temer tentou emplacar um Ministro da Justiça que interferisse na PF e nomeou um Diretor da PF que tinha o objetivo de salvá-lo, porém o órgão expurgou esse Diretor. Bolsonaro fez a campanha ancorado no Moro, e PROMETEU um combate duro contra a corrupção, só que após eleito, está fazendo o contrário do que prometeu. Vá entender esses políticos!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • J

      João Mauricio

      ± 36 dias

      CARLOS FELIX: Se o Moro não fosse o pendulo deste governo, o Bolsonaro já teria demitido ele, como deseja fazê-lo, mas a popularidade do Moro é maior que a do Bolsonaro. Se vc não enxerga isto, problema seu e dos idólatras do Bolsonaro. Continuem acreditando em conto de fadas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      João Mauricio

      ± 36 dias

      WMVIEIRA: Quem tem ídolo é vc. Se vc não for um analfabeto funcional saberá que as minha criticas tem fundamento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cristiano Quaresma da Silva

      ± 36 dias

      Não sei aonde que Bolsonaro fez campanha ancorado em Moro, delírio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cristiano Quaresma da Silva

      ± 36 dias

      Não sei aonde que Bolsonaro fez campanha ancorado em Moro, delírio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CARLOS FELIX

      ± 36 dias

      WMVIEIRA: Quando e aonde Bolsonaro fez campanha ancorado em Moro ? Sempre combateu a corrupção, sem precisar de holofotes para tal. É honesto. Por isso seu governo, tem esse ministério .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WMVIEIRA

      ± 36 dias

      bolsonaro não rouba, seu idolo de 9 dedos, sim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 36 dias

    A mesma ladainha, tem que mencionar "heróis e mártires " para se mostrar paladino. Trabalhe, cumpra com suas obrigações, aquelas previstas no edital do teu concurso e nas obrigações funcionais. Afinal, não pagamos para ter heróis. Pagamos os impostos, para que concursados sejam honestos e cumpram com competência e ética suas funções. Teu ego está exorbitando a moldura do estatuto. Tua narrativa se assemelha a aquela dos militantes da vereadora assassinada do Rio. Com as exceções de Lularápio e Beiçola HC, nenhum brasileiro, quer para acabar com a lava Jato, todos querem acabar com corruptos e sem mi mi mi.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      WFSC

      ± 36 dias

      Se com o dinheiro do meu imposto, além de coordenar a maior operação anti corrupção q o país já viu ele ainda instiga o povo a continuar lutando, pq eu reclamaria? Claro, sabemos no Brasil que tem muitos provilegiados ardendo de raiva de ler que tem muita gente querendo ver o pais mudar pra melhor

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz Renato Stival

      ± 36 dias

      SE TEM ALGUÉM QUE NÃO PRECISA MANDAR FAZER É O DELTAN. ELE APENAS ESTÁ MOSTRANDO À POPULAÇÃO QUE SE DIZ INTELIGENTE E LEITORA DAS NOTICIAS O QUE O SISTEMA ENRAIZADO NA POLITICA BRASILEIRA, ATRAVÉS DO LULA SAFADO E SEUS ASSECLAS, ESTÁ FAZENDO PARA BOICOTAR TODOS OS ESFORÇOS PARA O COMBATE Á CORRUPÇÃO. A CARTILHA DE CORRUPÇÃO, ELES ESTUDAM HÁ 40 ANOS, QUANDO CHEGARAM AO PODER FIZERAM O ESTRAGO QUE DEMORARÁ DÉCADAS PARA SER REPARADO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 36 dias

    Deltan, todos os brasileiros de bem te admiram e o consideram um herói. No entanto, sugiro que você abandone essa "vibe" de guerra de classes. É apenas a boa velha guerra entre o bem é o mal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    STF

    ± 36 dias

    O que mais me admira é que foi BOLSONARO que enterrou a Lava Jato, pois vendeu a alma para o centrão e também para defender os filhos. Sem falar no fim do COAF e acordo com Toffoli e na fritura diária do MORO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Francisco Alves Gama

    ± 36 dias

    Estou ansioso para

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCISCO BEDUSCHI

    ± 36 dias

    Magnífico e oportuno. Felizmente ainda temos heróis verdadeiros e competentes. Lutar sempre. Desistir nunca. Falta recuperar toda uma geração que foi instrumentada pelo PT. Esta é nossa missão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlinhos

      ± 36 dias

      Mas não é a do BOZO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Costa Faria

    ± 36 dias

    Deltan, não desista nunca desta luta. Estamos contigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio da silva de castilho

    ± 36 dias

    Prezado Procurador, os Bons nunca irão cruzar os braços diante da escalada dos maus (stf, pt e centrão).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Marcelino Gonçalves

    ± 36 dias

    Prezadíssimo e incansável Dr. Deltan, continue firme nessa luta contra o monstro multiforme e sorrateiro em que se transformam muitas autoridades, aumentando ainda mais o nosso respeito e reconhecimento pelo seu trabalho e atitude. Acredito firmemente na sua criatividade e coragem para encontrar caminhos para a vitoria da sociedade honesta. E que Deus esteja com toda a sua equipe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlinhos

      ± 36 dias

      E viva a TURMA DO BOZO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      julio marcos Correia

      ± 36 dias

      Vou ali VOMITAR, já volto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 36 dias

    O procurador está certíssimo em sua narrativa. A situação de instabilidade do Ministro Sérgio Moro é o exemplo mais claro dos poderosos em interromper todos os possíveis avanços no combate a corrupção. O lamentável é o presidente, que na frente dos microfone se auto proclama defensor da honestidade, participa ocultamente das mazelas a favor da fritura do ministro da Justiça, que ao meu ver é o pilar maior da Lava Jato. Lamentável vermos um procurador ter uma sensação tão pessimista e tão verdadeira da realidade. "Triste fim do Policarpo Quaresma". |O povo brasileiro não merece tanta roubalheira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 36 dias

    Vivemos uma realidade controvertida. Antes do PT chegar so poder, o Povo condenava a corrupcao. Lula se elegeu com o discurso anti-corrupcao. Eleito, se aliou aos corruptos que antes combatia. Ate ai, nada de Novo, afinal, so confirmou aquilo que sempre acontecia. As duas novidades, uma boa que foi a Lava Jato e a outra ruin que foi a polarizacao ideological, criou uma legiao de brasileiros com corruptos de estimacao. Isso so favorece os ladros e enfeaquece a sociedade no combate a corrupcao.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlinhos

      ± 36 dias

      Só que quem acabou com o "combate a corrupção" foi o BOZO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Almeida

    ± 36 dias

    O povo brasileiro precisa entender que corrupção vai existir independentemente de o governo ser de esquerda ou de direita, essa polarização que existe hoje só torna as coisas piores. Nós devemos nos pronunciar contra essas leis que dificultam o combate à corrupção, e parar de ser fantoches do Bolsonaro ou do PT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CIRO BAZILIO FALCÃO

    ± 36 dias

    Deltan e Moro são heróis solitários...perseguidos pela esquerda corrupta e agora alvos da direita bolsonarista canalha, haja paciência e serenidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Alex Fox

      ± 36 dias

      Heróis sim, solitários não... Essas duas figuras sempre tiveram gente muito competente do seu lado, mas que não aparecem tanto quanto eles. Não podemos achar que são apenas os dois lutando pelo Brasil, existem MUITOS servidores públicos como juízes, promotores, delegados, policiais, serventuários da justiça em geral, trabalhando duro para as coisas mudarem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      julio marcos Correia

      ± 36 dias

      Vou ali VOMITAR, já volto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]