• Carregando...
Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná.
Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Dias atrás, a imprensa mundial noticiou que, após dez anos, o filme Avatar perdeu o recorde de bilheteria para Vingadores: Ultimato. Muitos dos que viram os dois filmes de ficção não procuraram saber que fatores estão por trás do sucesso. Mas é inegável a importância do roteiro para o resultado final. O roteiro guia cenas e diálogos, é como o filme escrito.

Saindo do cinema para a vida real, ouso comparar o Plano Plurianual (PPA) a um roteiro que vai guiar as ações do Paraná que será construído entre 2020 e 2023. O conteúdo deste plano está sendo coordenado pela Secretaria de Planejamento com a colaboração de outras secretarias e órgãos do governo. É um grande trabalho, cheio de detalhes, que representa a visão de futuro do estado. São as cenas que depois sairão do papel nos próximos quatro anos para ganhar vida nas áreas de saúde, de educação, de segurança pública, de cultura, de meio ambiente e tantas outras.

Ao tomar conhecimento das diretrizes estratégicas, o cidadão poderá acompanhar o que será feito

Em maio, pela primeira vez, a população teve a oportunidade de participar da etapa inicial de criação desse grande roteiro por meio do portal Planeja Paraná. Naquela ocasião, recebemos 248 sugestões e comentários de paranaenses. O Osni, de Campo Mourão; o Jhon, de Fazenda Rio Grande; a Daiyana, de Londrina; e o Igor, de União da Vitória, entre tantos outros, de diversas cidades, decidiram atuar como protagonistas e participaram com ideias, comentários e também com críticas.

Nos próximos dias, realizaremos seis audiências públicas para tratar do PPA. Por meio do diálogo, o documento final será enriquecido com a voz de quem vive na capital e também no interior. No PPA anterior foram feitas três audiências. Desta vez, seguindo diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior, dobramos esse número para tornar o processo ainda mais transparente e para mostrar que as ações não devem ser apenas de cima para baixo. Além disso, ao tomar conhecimento das diretrizes estratégicas, o cidadão poderá acompanhar o que será feito e fazer cobranças para que os recursos públicos sejam aplicados da melhor forma, com responsabilidade. E as empresas saberão com antecedência onde investir.

Então, prepare-se. No dia 22, faremos a primeira audiência pública em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. Esperamos casa cheia e uma boa conversa. Na semana seguinte inteira, o PPA estará sendo discutido nas cidades de Ponta Grossa (dia 26), Apucarana (27), Umuarama (28), Cascavel (29) e Guarapuava (30). Além das audiências públicas presenciais, novamente será aberta a possibilidade da participação popular pela internet, também no Planeja Paraná.

O roteiro de cinema facilita o trabalho e as decisões dos profissionais que vêm depois, como o diretor, o produtor e os atores. O PPA tem o mesmo papel. Ele faz parte do ciclo orçamentário, que é formado por várias etapas e que define como e onde os recursos arrecadados serão usados. Esse ciclo tem início com a elaboração do Plano Plurianual. No dia 30 de setembro, o plano será enviado para a Assembleia Legislativa para ser votado juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA). A sua sugestão, as demandas da sua região, podem estar nele. Então, participe, atue e garanta um grande final.

Valdemar Bernardo Jorge é secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do governo do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]