• Carregando...

Duzentas pessoas estão mortas. Elas devem ser somadas às 154 vidas, segadas no Boeing da Gol que colidiu com o jato Legacy. Balanço terrível do caos da aviação: 354 vítimas da incompetência, da corrupção, da omissão e do desgoverno. O Brasil está sendo desconstruído. A crise aérea, com a brutalidade das baixas registradas, é apenas a ponta trágica do iceberg. O apagão não se limita ao setor aéreo. Toda a infra-estrutura está se decompondo. Assiste-se, na verdade, a um espantoso divórcio entre o discurso e a prática. As parcerias público-privadas, trombeteadas nos megafones oficiais há 3 anos (a lei que instituiu as PPP é de dezembro de 2004), não se concretizam. As reformas essenciais para o desenvolvimento do Brasil, não obstante a folgada maioria que apóia o governo no Congresso, não avançam. E a ladroagem, cínica e irrefreável, engole hospitais, escolas e investimentos em infra-estrutura. Questionado a respeito da corrupção que tomou conta do país, o presidente da República responde em tom monocórdio: "Não se pode condenar ou absolver quem quer que seja com base em opiniões apressadas." Segundo o presidente e seus assessores, é tudo invenção de uma imprensa que só pensa em dar notícias ruins.

A resposta vale para tudo: mensalão, dólares nas cuecas, sanguessugas, quebra do sigilo do caseiro, caso Renan, etc. Mas o mais triste, caro leitor, é que também está servindo como tentativa de fuga da responsabilidade pela incompetência que está na raiz dos dois desastres aéreos. A rota de fuga foi clara. O presidente Lula, habitualmente loquaz, desapareceu após a tragédia de Congonhas. Nenhuma palavra, exceto a frieza burocrática de uma nota lida por seu porta-voz.

Nas 72 horas que se seguiram à maior tragédia aérea de nossa história, a única reação do Palácio do Planalto foi uma tentativa covarde de jogar a culpa numa das vítimas do apagão aéreo: o piloto do avião. Seguindo o tom do chefe, o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, pediu prudência para com "julgamentos apressados". E, contrariando seu conselho, sapecou um julgamento: "Não é culpa do presidente nem de ninguém, a não ser de quem estava pilotando, se o desastre tiver ocorrido por falha humana." Mas a bofetada definitiva no luto dos brasileiros foi desferida por um dos amigos íntimos do presidente da República. Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência, e seu auxiliar, Bruno Gaspar, foram flagrados assistindo e comemorando uma notícia do Jornal Nacional, da Rede Globo, que apontava uma hipotética falha mecânica no avião da TAM como provável causa do acidente. Os gestos obscenos extravasavam uma satisfação grotesca com a suposta transferência de responsabilidade. O governo estaria salvo. Erraram. O governo está atolado até o pescoço. O gesto do assessor palaciano só reforçou a percepção de que temos um presidente obcecado com sua imagem, mas náufrago de capacidade decisória e de gestão. O presidente da República sente atração pelos holofotes, mas resiste ao trabalho monótono, ao natural desgaste do dia-a-dia. Mas é isso que faz a diferença. Carisma e bravata não são capazes de resolver os problemas de um país. Lula gosta das situações favoráveis, mas tem pavor da adversidade. Gosta dos palanques com claque, mas foge das entrevistas coletivas e dos questionamentos naturais em qualquer democracia.

Há dez meses, quando o avião da Gol se chocou com o Legacy, Lula passou um atestado público de sua falta de comando. Ninguém foi demitido. O presidente, um homem que tenta governar apenas com discursos, insistia: "Quero prazo, dia e hora para anunciar ao Brasil que não vai ter mais problema nos aeroportos brasileiros." De lá para cá, a situação se agravou dramaticamente. Ademais, a troca de acusações e o jogo de empurra-empurra entre Ministério da Defesa, Infraero e Anac, nos bastidores do governo e nas páginas dos jornais, evidenciam o óbvio: todos falam e ninguém manda. Agora, Lula joga todas as fichas em Nelson Jobim, uma espécie de primeiro-ministro do espaço aéreo. Dará certo? Depende de Lula. Só dele. O presidente da República é o grande responsável pela crise que machuca o Brasil. Não adianta se esconder. Liderança exige coragem, sobretudo na adversidade.

Carlos Alberto Di Franco é diretor do Master em Jornalismo, professor de Ética e doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra. É diretor da Di Franco – Consultoria em Estratégia de Mídia. difranco@ceu.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]