• Carregando...

Ultrapassar os muros da escola e trabalhar o conteúdo da vida, com foco naquilo de que a sociedade precisa. Para nós, que fazemos a gestão da maior rede de ensino médio do Paraná, os Colégios Sesi, que neste dia 14 comemoram dez anos de atuação, este é o grande desafio que deveria motivar o dia a dia de todas as instituições de ensino do nosso país.

Quando a educadora Márcia Rigon esteve presente, há dez anos, com um discurso de educação inovadora, que falava sobre uma metodologia voltada para o mercado de trabalho com ações que desenvolvessem alunos “proativos, autônomos, independentes para a tomada de decisões, empreendedores, com ampla atuação na sociedade e que trabalhassem em equipe sendo cooperativos, criadores negociadores e críticos”, pensamos: é isso que queremos!

Nasciam, então, no dia 14 de março de 2005, os dois primeiros Colégios Sesi no Paraná, na CIC e em São José dos Pinhais, somando 83 alunos. Para iniciarmos com estas turmas, não foi fácil. Afinal, como explicar à comunidade sobre um colégio que trabalharia com a proposta de ter alunos de séries diferentes na mesma sala? Que todas as disciplinas abordariam um mesmo desafio proposto nas oficinas de aprendizagem e que o aluno poderia escolher os temas que gostaria de trabalhar no decorrer do ano tendo o professor como um orientador e não um centralizador do conhecimento? Não foi fácil, mais ainda bem que contamos com pais, empresas e sindicatos parceiros e visionários.

Os mais de 15 mil alunos formados em todo o Paraná durante esta década nos motivam a buscar outros desafios

E as empresas foram realmente parceiras e imprescindíveis para o desenvolvimento da nossa metodologia. Nós ouvimos uma grande parte delas, que nos ressaltaram que a maioria dos colaboradores não tinha competências essenciais para construir uma carreira sólida e estruturada. Essas análises nos serviram de base para construir um estilo de educar que forma alunos autônomos, que sabem resolver problemas e apresentar soluções e que têm bom relacionamento.

Hoje, comemoramos 53 unidades distribuídas por todo o Paraná. No ano passado demos asas a mais um sonho e lançamos duas unidades do Colégio Sesi Internacional, que trabalha com a mesma metodologia da rede de colégios, oferecendo ao aluno a opção de se formar com a fluência no idioma inglês.

Os mais de 15 mil alunos formados em todo o Paraná durante esta década nos motivam a buscar outros desafios, já que estamos sempre pensando sobre o que queremos para os próximos cinco anos e como o mundo estará nesses próximos cinco anos.

Temos focado muito nas melhores formas de fazer com que nossos alunos trabalhem com aquilo que há de mais inovador no mundo e acompanhado bem de perto o conceito de escola democrática.

Estamos nos movimentando para o novo futuro, porque o que é inovador nunca para. Parabéns, Colégio Sesi! Parabéns, pais, alunos, empresas e sindicatos parceiros que acreditaram em um novo modo de educar!

Lilian Luitz é gerente de Operações Inovadoras do Colégio Sesi Paraná.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]