• Carregando...
 | Felipe Lima
| Foto: Felipe Lima

O desafio de organizar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos na América do Sul está cada vez mais próximo de ser vencido. A caminhada que começou em outubro de 2009 está a sete meses da linha de chegada e o trabalho feito até aqui, em conjunto com os três níveis de governo, nos dá a certeza de que realizaremos um evento memorável. Atuamos em equipe, vencemos obstáculos dos mais variados e, com o engajamento da sociedade, nos sentimos fortes para orgulhar o Brasil.

Nós somos a boa notícia: as obras estão no prazo e no orçamento; os 20 eventos-teste realizados em 2015 foram excepcionais para ensaio e ajustes necessários; nossos voluntários incorporaram o espírito olímpico e a população do Rio de Janeiro não só entendeu as ações do Comitê Rio 2016, como aplaudiu os atletas que competiram na cidade-sede. Estes astros, razão maior de nossos esforços, ficaram bem impressionados com o que viram.

O Comitê Rio 2016 atua com transparência, aberto ao diálogo, sem dinheiro público e com soluções criativas

Tempo é mais que dinheiro!

Em 2011, Jérôme Valcke, então secretário-geral da Fifa, disse que o Brasil deveria levar um “pontapé no traseiro” para acelerar as obras para a Copa do Mundo de 2014, que estavam consideravelmente atrasadas.

Leia o artigo de Morgana Guzela, coordenadora do curso de Gestão de Eventos do Centro Tecnológico Positivo

Os Parques Olímpicos estão lindos, com arenas modernas e funcionais sendo testadas dentre os 25 eventos que ocorrerão até maio, e a Vila dos Atletas está praticamente pronta. A transformação do Rio de Janeiro já é uma realidade e a atmosfera do último réveillon trouxe um pouco da emoção dos Jogos, com cariocas e turistas contagiados pelo clima que toma conta da Cidade Olímpica. Essa hospitalidade dos brasileiros, que recebem seus visitantes como ninguém, vai temperar o país entre agosto e setembro!

No dia 3 de maio, a tocha olímpica desembarca em Brasília e percorre 300 cidades durante 100 dias, mobilizando 12 mil condutores no inédito encontro da histórica Chama Olímpica com o calor do nosso povo. O Revezamento da Tocha pelo país revigora a força deste símbolo e cumpre a promessa de realizar Jogos brasileiros, com milhões de pessoas tendo a chance de participar de uma celebração que ficará para sempre na memória. E é importante destacar que os Jogos Rio 2016 ultrapassam a fronteira nacional: são os primeiros da América do Sul!

O Comitê Rio 2016 atua com transparência, aberto ao diálogo, sem dinheiro público, e com soluções criativas para a construção de um novo modelo de Jogos – sobretudo, mais inteligente e economicamente sustentável – para o mundo e para o Comitê Olímpico Internacional. E com o orgulho de recepcionar e oferecer condições iguais aos 15.253 atletas dos 206 países que competirão em 42 modalidades olímpicas e 23 paralímpicas. Fora os 50 mil voluntários, 25 mil profissionais de mídia credenciados, 10 mil membros de delegações, 4,5 mil oficiais técnicos e 100 chefes de Estado.

A adrenalina de um atleta que entra no Estádio Olímpico para a cerimônia de abertura, como senti em 1964, em Tóquio, é a mesma que sinto hoje, construindo os Jogos Rio 2016. E o esforço na organização de um evento dessa magnitude é daqueles casos em que as dificuldades adicionais tornam os resultados mais recompensadores. A pressão e a tensão aumentam a cada momento, mas o espírito e a dedicação estão cada vez mais envolvidos e direcionados para a realização de Jogos espetaculares. Deixaremos um legado não só esportivo, mas também urbano, humano, econômico e ambiental.

Convocamos os brasileiros do Sul do país a participar da festa. Temos ingressos a preços populares e a oportunidade de ver de perto astros internacionais como Usain Bolt, Michael Phelps, Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djokovic e Lionel Messi, entre tantos outros. E nossa torcida pelos atletas brasileiros será um evento à parte.

Sabemos que ainda há muito trabalho a fazer. Mas, às 20h16 do dia 5 de agosto, quando a audiência de 4,8 bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta estiver voltada para a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, no Estádio do Maracanã, o Brasil será o centro do mundo e nos orgulharemos de ser brasileiros. Quem viver verá...

Feliz ano olímpico!

Carlos Arthur Nuzman é presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]