• Carregando...
 | Karim Sahib/AFP
| Foto: Karim Sahib/AFP

Quão irônica pode ser a Morte para levar o compositor de uma música chamada Last Christmas justamente no dia de Natal?

Foi em 1988 que tive contato com a música de George Michael pela primeira vez. Tinha a fita cassette da trilha sonora da novela Vale Tudo (por conta da música Baby Can I Hold You?, de Tracy Chapman) e uma das faixas de que mais gostava era Father Figure, de George Michael – a primeira da fita. Eu tinha 7 anos.

Claro que não entendi a letra ou a mensagem da música (de nenhuma delas, neste caso), mas ali estavam os primeiros passos no que seria meu gosto musical nos dias de hoje. Mais tarde, já na adolescência e por intermédio de alguém muito especial, voltei a ter contato com George Michael. O disco Older era ouvido, começavam as brincadeiras com as traduções, e meu gosto pop só ia se cimentando.

É impossível falar de George Michael sem falar da história da música pop

Muitos anos depois fui conhecer de verdade quem era George Michael. Seu surgimento com o Wham! no ano de 1983, em músicas como Wake Me Up Before You Go-Go, Careless Whispers e Last Christmas e depois, já nos anos 90 com outras como Freedom, Jesus to a Child, Faith, Don’t Let The Sun Go Down on Me, Outside, Fastlove, Spinning the Wheel e tantas outras.

É impossível falar de George Michael sem falar da história da música pop. Um ícone incondicional, o cantor e compositor foi o responsável por muito do que se viu na moda e na música nos anos 80 e 90. Se hoje em dia já não era mais tão influente, os resquícios de Michael continuam presentes. Não é exagero afirmar que artistas como Bruno Mars, Pharrell Williams, DNCE, Maroon 5, Robin Thicke ou Justin Bieber (pra citar só alguns) têm muito de seu trabalho.

Após sua prisão, o cantor assumiu de vez a homossexualidade sem medo e lançou uma música ironizando o fato. George Michael gritava por liberdade em um tempo em que a revolução LGBT estava apenas começando. Assumiu-se antes de “virar moda” assumir sexualidade para ganhar fama e status. Era um artista completo e polêmico.

Michael se envolveu com a Justiça diversas vezes por uso de drogas e chegou a se internar em uma clínica de reabilitação para tratar a dependência de maconha. Em 2011 foi internado em um hospital para tratar uma pneumonia e, em 2012, lançou a faixa White Light, inspirada pela experiência de quase ter morrido no hospital.

George Michael morreu no dia de Natal, 25 de dezembro de 2016, aos 53 anos, de uma parada cardíaca em sua casa. Este foi nosso “último Natal” ao seu lado e Last Christmas nunca mais terá o mesmo significado.

E nós nunca mais dançaremos novamente do mesmo jeito que dançamos com você.

Flávio St Jayme, jornalista e empresário com formação em Pedagogia e História da Arte, é sócio-proprietário da agência Clockwork Comunicação e coautor do livro infanto-juvenil “As Crônicas de Miramar”.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]