• Carregando...
Amostras para testes de coronavírus.
Amostras para serem testadas para o coronavírus. Imagem ilustrativa.| Foto: Noah Seelam/AFP

Desde o início da pandemia da Covid-19, ocorreram mais de 40 milhões de casos e mais de 1 milhão de mortes em todo o mundo. O vírus teve um enorme impacto na política global, emprego, economia, comércio e sistemas financeiros, e afetou significativamente os esforços globais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU).

Graças aos esforços de todo o seu povo, Taiwan respondeu às ameaças representadas por esta pandemia por meio de quatro princípios: ação prudente, resposta rápida, implementação antecipada e abertura e transparência. Adotando essas estratégias, como a operação de sistemas de comando especializados, implementação de medidas rigorosas de controle de fronteira, produção e distribuição de suprimentos adequados de recursos médicos, emprego de quarentena domiciliar e medidas de isolamento e serviços de saúde, aplicação de sistemas de TI, publicação de informações transparentes e abertas e a execução de triagem e testes precisos, tivemos a sorte de conter o vírus. Em 30 de outubro, Taiwan tinha apenas 554 casos confirmados e sete mortes, e já tem mais de 200 dias sem transmissão doméstica; a vida e o trabalho continuaram normalmente para a maioria das pessoas.

O surto global da Covid-19 lembrou ao mundo que as doenças infecciosas não conhecem fronteiras e não discriminam segundo critérios políticos, étnicos, religiosos ou culturais. As nações devem trabalhar juntas para enfrentar a ameaça de doenças emergentes. Por esse motivo, depois que Taiwan estabilizou a contenção do vírus e garantiu que as pessoas tivessem acesso suficiente a recursos médicos, internamente, começamos a compartilhar nossa experiência e trocar informações sobre a contenção da Covid-19 com profissionais de saúde pública globais e acadêmicos por meio de fóruns relacionados à Covid-19, como a Reunião de Alto Nível da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) sobre Saúde e Economia, Estrutura de Treinamento para Cooperação Global, e outras reuniões bilaterais virtuais. Em junho de 2020, Taiwan havia realizado quase 80 conferências on-line, compartilhando nosso modelo com especialistas de governos, hospitais, universidades e think tanks em 32 países.

As doações de equipamentos médicos e suprimentos antipandêmicos para países necessitados também continuam. Em junho, doamos 51 milhões de máscaras cirúrgicas, 1,16 milhão de máscaras N95, 600 mil batas de isolamento e 35 mil termômetros digitais para mais de 80 países.

Para garantir o acesso às vacinas, Taiwan aderiu ao Covid-19 Vaccines Global Access Facility (Covax), coliderado por Gavi Vaccine Alliance, pela Coalition for Epidemic Preparedness Innovations e pela Organização Mundial da Saúde. E nosso governo está ajudando ativamente os fabricantes nacionais na esperança de acelerar o desenvolvimento e a produção de vacinas de sucesso, trazendo-as ao mercado o mais rápido possível e pondo fim a esta pandemia.

Para se preparar para uma possível próxima onda de pandemia, bem como para a próxima temporada de gripe, Taiwan está mantendo suas estratégias de encorajar os cidadãos a usar máscaras e manter o distanciamento social e fortalecer as medidas de quarentena nas fronteiras, prevenção baseada na comunidade e preparação médica. Além disso, estamos colaborando ativamente com parceiros nacionais e internacionais para obter vacinas e desenvolver tratamentos ideais e ferramentas de diagnóstico precisas, garantindo em conjunto a segurança da saúde pública global.

A pandemia da Covid-19 provou que Taiwan é parte fundamental da rede global de saúde pública e que o Modelo de Taiwan pode ajudar outros países a combater a pandemia. Para se recuperar melhor, a OMS precisa de Taiwan. Apelamos para que a OMS e as partes relacionadas reconheçam as contribuições de longa data de Taiwan para a saúde pública global, prevenção de doenças e o direito humano à saúde, e apoiem firmemente a inclusão de Taiwan na OMS. A participação abrangente de Taiwan nas reuniões, mecanismos e atividades da OMS nos permitiria trabalhar com o resto do mundo na realização do direito humano fundamental à saúde conforme estipulado na Constituição da OMS, bem como o conceito de não deixar ninguém para trás, presente nos ODS da ONU.

Chen Shih-chung é ministro da Saúde e Bem-Estar da República da China (Taiwan).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]