• Carregando...
 | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

O novo governo de Ratinho Junior começa a ganhar forma e estilo na medida em que os nomes de secretários e de integrantes do primeiro escalão vão sendo divulgados. Já se percebe o esforço do grupo que, a partir de 1.º de janeiro de 2019, assume a gestão paranaense, em cumprir com os objetivos apresentados e debatidos durante a campanha eleitoral. Foram ideias e sugestões baseadas no princípio fundamental de renovar a administração, mediante a realização de um governo moderno e voltado para o futuro.

Creio que, entre todas as manifestações da equipe mais próxima do novo governador, a mais clara e importante até agora foi feita pelo recém-anunciado chefe da Casa Civil, o jovem deputado Guto Silva. Reafirmando uma característica do programa de governo, o futuro secretário afirmou que pretende abrir um diálogo mais amplo com a sociedade civil organizada, por meio de uma interlocução mais firme, mais intensa e transparente. O próprio novo chefe da Casa Civil descreveu esse diálogo como “a grande guinada” do papel relevante que desempenhará na nova gestão.

Estaremos prontos a colaborar com um governo que dá o primeiro passo

Como presidente do Movimento Pró-Paraná e participante ativo de inúmeros movimentos realizados pelas grandes entidades civis do Paraná nos últimos 30 anos, saúdo com grande expectativa esta postura do novo governo que comandará o nosso estado nos próximos quatro anos. Tenho registrado que o Brasil e o Paraná só vão atender os anseios básicos de brasileiros e paranaenses se contarem com uma participação efetiva da sociedade no conjunto de decisões estratégicas que precisam ser tomadas com urgência.

Diante da escassez histórica de recursos públicos para atender a grande maioria da população, das deficiências de infraestrutura que oneram substancialmente o produto brasileiro e das demandas em saúde, educação, segurança, moradia etc., os governos federal e estadual já não têm condições de, sozinhos, conduzir o processo de crescimento e desenvolvimento de que precisamos. Só a união com as forças sociais irá possibilitar gestões públicas eficientes e competentes.

Mais ainda: a participação de entidades consolidadas ao longo de décadas, em um trabalho sério de gestão e atuação, prenuncia um apoio vital para o governo, em todas as esferas, no sentido de combater malfeitos e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Somente o acompanhamento por entidades especializadas de cunho civil, realizado de maneira extraoficial, de uma obra ou de um grande projeto em desenvolvimento garante a transparência tão necessária para compor gestões bem-intencionadas e conscientes da probidade nas decisões que envolvem investimentos governamentais.

Leia também: A vitória e os desafios de Ratinho Junior (editorial de 18 de outubro de 2018)

Nossas convicções: Menos Estado e mais cidadão

Creio que a grande guinada do governo Ratinho Junior passará pela premissa estabelecida pelo chefe da Casa Civil e pelas declarações do próprio governador eleito, nas quais se detecta a boa vontade de projetar o Paraná no cenário nacional com a coparticipação de todos os paranaenses. Em um primeiro momento, Guto Silva lembrou, como exemplos, as iniciativas urgentes que precisam contar com o apoio da nossa sociedade para se viabilizarem no curto e médio prazos: as parcerias público-privadas (PPPs) para construção e recuperação de estradas e projetos de desenvolvimento; o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana de Curitiba; a adoção de mecanismos de atuação com origem na área de inteligência artificial; e a reorganização administrativa. São ações quase emergenciais que vão recuperar anos e anos perdidos, durante os quais o Paraná parou diante da falta de recursos, das crises nacionais e locais e das dificuldades em obter grandes financiamentos e empréstimos internacionais ou privados.

As entidades da sociedade civil organizada conhecem, em profundidade, os desafios que nos esperam. Creio que, de nossa parte, das entidades da sociedade civil organizada, estaremos prontos a colaborar com um governo que dá o primeiro passo, estendendo a mão para o diálogo franco e aberto. É uma atitude de grande valor e que abre um caminho novo e repleto de boas expectativas para o futuro do Paraná.

Marcos Domakoski é presidente do Movimento Pró-Paraná.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]