• Carregando...
TRF4
TRF4 aumenta pena de Lula por unanimidade| Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

Bom dia!

Para começar. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região aumentou, por unanimidade, a pena do ex-presidente Lula (PT) para 17 anos no caso do sítio em Atibaia e deixou de seguir a orientação do Supremo Tribunal Federal sobre a ordem de entrega das alegações finais – últimos argumentos a favor dos réus antes da divulgação da sentença. Recentemente, o STF anulou duas sentenças da Lava Jato por entender que, quando há réus delatores, eles devem entregar as alegações finais antes dos delatados. O TRF4, porém, decidiu não aplicar o precedente, o que pode causar nulidades no futuro. Clique aqui para ler a reportagem de Kelli Kadanus.

Nossa opinião: o TRF4 faz uma aposta bem fundamentada, mas arriscada. Por mais acertado que seja o raciocínio dos desembargadores, ele não deixa de ser uma aposta, pois não se sabe o que o STF decidirá sobre a questão:

"Para o TRF4, a tese que exige a comprovação do prejuízo ao réu era suficientemente forte para justificar a continuação do julgamento"

Julgamento nesta quinta (28). O plenário do STF deve formar maioria de votos pela legalidade do compartilhamento irrestrito de dados da Receita Federal e do antigo Coaf (rebatizado de Unidade de Inteligência Financeira) com o Ministério Público. Veja na reportagem de Camila Abrão.

Tudo sobre a alta do dólar

Separamos três conteúdos com tudo o que você precisa saber sobre a disparada da moeda norte-americana:

1 – Tudo sobre: o que há de bom e o que há de ruim na alta do dólar

2 - Vídeo: entenda a alta do dólar em 4 minutos

3 - Guido Orgis: Acabou a fase de torrar dólar barato na Disney

O mais importante de ontem no Brasil

Mundo

Venezuela. Autoridades do chavismo e de grupos paramilitares da América do Sul se reuniram em uma base militar na capital da Venezuela para criar planos para desestabilizar democracias da região, como Colômbia e Chile, segundo o representante de Juan Guaidó para assuntos de inteligência e segurança nos EUA, Iván Simonovis. O objetivo é potencializar os protestos existentes para tirar o foco do continente sobre a Venezuela, ele afirmou. Entenda o caso.

O representante dos EUA para a Venezuela também falou ontem sobre a influência do chavismo nas crises da região. Elliott Abrams disse que Cuba e Venezuela "exacerbam os problemas" em países sul-americanos, e que os EUA estão acompanhando de perto o que cubanos e venezuelanos estão fazendo na América do Sul.

Chile. E para acalmar os protestos no Chile, deputados aprovaram de forma unânime uma redução de 50% nos salários de parlamentares e outros altos funcionários do Estado. O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Para inspirar                  

Que ações transformam uma cidade? ONGs de Curitiba se unem para encontrar respostas. Para transformar a capital paranaense em um laboratório de cultura democrática de impacto global, mais de 100 lideranças e ONGs decidiram agir em cooperação para incentivar a participação cidadã que transforma a rua, o bairro, a comunidade. O projeto, chamado de Cidade Modelo, é liderado pelo Instituto Sivis. Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa, por Iara Maggioni.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]