• Carregando...
O Palácio do Planalto, em Brasília.
O Palácio do Planalto, em Brasília.| Foto: Pixabay

Bom dia!

Para começar. O presidente Jair Bolsonaro dá posse nesta terça (18) ao general Braga Netto e a Onyx Lorenzoni nos ministérios, respectivamente, da Casa Civil e da Cidadania. As trocas representam uma espécie de indicativo de que o segundo ano de gestão se desenvolverá com uma nova dinâmica de forças, tanto no Palácio do Planalto quanto na Esplanada dos Ministérios. Veja na reportagem de Olavo Soares quem ganha e quem perde com as mudanças.

Uma ala vitoriosa é a militar. E, para deputados, a “militarização” do Planalto não afeta as relações com Congresso. Leia na reportagem de Olavo Soares.

Estratégia arriscada. Por falar no governo, a realização de novos concursos públicos virou instrumento de pressão para conseguir aprovar, no Congresso, a reforma nas carreiras do funcionalismo. A equipe econômica decidiu segurar os processos seletivos até a proposta receber o aval dos parlamentares.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Nossa opinião. Nosso editorial lembra as sete reformas: é preciso avaliar periodicamente até que ponto a proposta do governo enviada ao Congresso Nacional está sendo cumprida.

"O problema histórico do Brasil não é de diagnóstico nem de ignorância quanto às soluções estruturais, mas de incapacidade em levar adiante reformas, políticas e projetos."

Editorial de domingo. Nosso editorial de domingo (16) foi sobre a pauta moral bloqueada no Congresso. Pelo registro das atividades parlamentares de 2019, nenhum grande projeto no campo dos costumes avançou.

“Quando fecha completamente a porta para a agenda de costumes, Rodrigo Maia cala a voz de milhões de brasileiros que foram às urnas em 2018 incentivados por essa pauta.”

Artigo. Em seu novo artigo para a Gazeta do Povo, o procurador da República Deltan Dallagnol escreve sobre o juiz de garantias: “No Brasil, o juiz de garantias funcionará como uma quinta instância que aumentará a morosidade e a impunidade.” Clique aqui para ler.

Mundo

Venezuela. A ditadura de Maduro promoveu exercícios militares no fim de semana, para preparar a Venezuela contra uma possível invasão estrangeira. A participação da milícia bolivariana, porém, foi alvo de gozação nas redes sociais por causa do evidente despreparo. O treinamento militar incluiu um teste de míssil antinavio; veja o vídeo.

China. Um documento vazado revela como a China persegue os uigures, uma minoria muçulmana, por sua cultura e religião. O relatório traz informações detalhadas sobre o comportamento e as práticas religiosas de mais de 2 mil pessoas, entre presos e seus familiares. As justificativas para a prisão dos uigures incluem usar véu no rosto ou ter uma barba comprida. Pequim nega abusos e diz que, com as prisões, está combatendo o terrorismo.

Para inspirar

Sucesso e inspiração. A equipe do Sempre Família conta a história do idoso de 91 anos que faz sucesso na academia e inspira jovens: “Eu decidi ser uma pessoa feliz”, diz ele. Conheça a história deste professor aposentado do estado norte-americano do Alabama e tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]