• Carregando...
Abuso de autoridade, trabalho aos domingos, ponto: fique por dentro das mudanças
| Foto: Paixão

Bom dia!

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (14) um projeto de lei que define crimes de abuso de autoridade cometidos por agentes públicos dos três poderes e do Ministério Público. O texto agora segue para sanção ou veto do presidente da República. Kelli Kadanus conta como foi a votação e Andrea Torrente lista o que configurará abuso de autoridade após a sanção do texto.

  • A reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi a primeira representante de uma universidade pública a dar um parecer favorável ao Future-se. Wanda Hoffmann concedeu uma entrevista à Gazeta do Povo em que justificou seu posicionamento.
  • Imagine um país em que o presidente da República é profundamente influenciado por um ex-astrólogo que atua como um guru anticomunista promotor do caos. Calma, que isso aconteceu longe daqui: Madeleine Lackso reconta a história de El Brujo.
  • Aprovada na Câmara, a MP da Liberdade Econômica muda algumas regras sobre o registro de ponto e sobre o trabalho aos domingos. Giulia Fontes explica direitinho quais são as alterações.

Opinião da Gazeta

No editorial desta quinta (15), a Gazeta do Povo comenta a aprovação da MP da Liberdade Econômica na Câmara sem grandes alterações em sua intenção inicial:

O Brasil já viu leis que impedem a instalação de estabelecimentos comerciais quando já existe negócio semelhante dentro de determinado raio; regulamentações que impõem a prestadores de serviço exigências mais rígidas que aquelas determinadas pelas próprias empresas para as quais eles trabalham; ou regras de conteúdo local que impedem empresas de buscar os melhores fornecedores, ou os que oferecem preços mais baixos. Essas normas e o espírito que as guiava, espera-se, se tornarão passado à medida que a liberdade econômica se torne a regra.

Imagem do dia

Atores com roupas de época participam da encenação de uma batalha napoleônica, em Ajaccio, cidade natal de Napoleão, na ilha mediterrânea francesa da Córsega, para celebrar o aniversário de 250 anos do nascimento do imperador francês.
Atores com roupas de época participam da encenação de uma batalha napoleônica, em Ajaccio, cidade natal de Napoleão, na ilha mediterrânea francesa da Córsega, para celebrar o aniversário de 250 anos do nascimento do imperador francês. | PASCAL POCHARD-CASABIANCA / AFP

Lá fora

Após a sua derrota nas eleições primárias argentinas, o presidente Mauricio Macri usou uma cartada para tentar, ao mesmo tempo, melhorar o cenário econômico e conquistar votos. Ele anunciou um pacote de medidas econômicas que se distanciam da abordagem liberal e lembram políticas populistas, mais típicas dos seus principais rivais nessas eleições. Isabella Mayer de Moura e Helen Mendes explicam o cenário.

Aprofunde-se

Há 20 anos, Curitiba recebeu 15 crianças que foram afetadas pela explosão de Chernobyl – a capital paranaense, por sua grande quantidade de descendentes de ucranianos, foi a única cidade brasileira que fez parte de uma parceria entre a Ucrânia e governos de outros países em vista do tratamento das crianças. Durval Ramos conversou com as famílias que acolheram os pequenos ucranianos por aqui.

As dicas que só a Gazeta traz

O seu filho vai prestar vestibular neste ano? Lucian Halo conta como você pode ajudá-lo nessa fase da vida.

Uma ótima quinta-feira para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]