• Carregando...
Na charge, Paixão mostra Bolsonaro sendo “apunhalado” pelas costas pelo presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar.
Na charge, Paixão mostra Bolsonaro sendo “apunhalado” pelas costas pelo presidente nacional do PSL, Luciano Bivar.| Foto: Charge do Paixão

Bom dia.

O que tem de mais quente na Gazeta do Povo nesta manhã de quarta-feira (16): Começando pela política nacional, Fernanda Trisotto responde à pergunta: Em que o Brasil é o pior do mundo? Com dificuldades históricas em competitividade, a reportagem mostra o que o governo está fazendo para mudar isso. Já Jéssica Sant'Ana conta o plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, de rever os 280 fundos públicos que existem e extinguir, pelo menos, 100 deles. O objetivo, diz Guedes, é "descarimbar" os recursos e dar maior lastro para investimentos.

Ainda em República, um vídeo esclarecedor da Kelli Kadanus, repórter da Gazeta em Brasília, explica o que está em jogo com o julgamento do STF sobre a prisão após condenação em segunda instância, marcado para esta quinta-feira (17). Vale a pena assistir! São só 3 minutinhos.

A briga entre Bolsonaro e a direção do PSL esquentou ontem em Brasília. Olavo Soares mostra que "acabou a paz" entre a ala mais ligada ao presidente e os parlamentares fiéis ao presidente da legenda, Luciano Bivar. O saldo? Projeto do governo obstruído e afastamento do vice-líder da Câmara. Essa disputa parece longe de terminar...

Agora, vem cá, quantos dias de férias você tirou este ano? Remunerados, imagino que - no máximo - 30, acertei? Lúcio Vaz narra a saga da advogada que entrou com ação popular no Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5) para tentar suspender o generoso recesso anual dos servidores do Tribunal de Contas da União (TCU). É que além do mês habitual de descanso previsto em lei, eles ainda ganham mais 30 dias de lambuja.

No Editorial da Gazeta do Povo, você confere: "A prisão após condenação em segunda instância volta ao Supremo". Veja um trecho:

O marco da segunda instância é o mais adequado: ao mesmo tempo em que esgota a análise das provas, garante ao réu a possibilidade de dois julgamentos, resguardando o direito à ampla defesa

Mundo

Os confrontos da última semana na Síria afetaram duramente os civis. Cerca de 160 mil pessoas, incluindo 70 mil crianças, foram obrigadas a fugir, muitas vezes em longas e perigosas caminhadas no escuro. Por lá, unidades russas estão ocupando os espaços deixados pelos Estados Unidos, que retiraram suas tropas da região da fronteira com a Turquia.

E em meio a tantos conflitos, a coluna de Filipe Figueiredo nos ajuda a respirar um pouco e trata do Prêmio Nobel da Paz de 2019. O colunista explica por que o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi laureado sozinho, sem o seu interlocutor no processo de paz entre Etiópia e Eritreia, o presidente eritreu Isaias Afwerki. Imperdível!

Economia

No campo financeiro, a lenta recuperação da economia brasileira está obrigando muitos brasileiros a empreender e, em previsão divulgada nesta terça-feira (16), o FMI elevou a projeção de crescimento do PIB do Brasil de 0,8%, em julho, para 0,9%.

Para encerrar em grande estilo, a editora de Economia Cristina Seciuk fala da nova geração de brechós que chega ao mercado. Para girar a roda do consumo a partir da velha prática do reuso, essas empresas se repaginaram e, além do apelo sustentável/consciente, encontraram na experiência de compra um forte aliado para se descolarem daquela antiga imagem de espaços empoeirados e bagunçados.

A gente "se vê" amanhã. Tchau!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]