• Carregando...
Advogados demais, deputados gastadores demais e professores fracos demais
| Foto: Paixão

Bom dia!

Durante este fim de semana, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) passeava de jet sky e tomava caldo de cana, muita coisa aconteceu aqui na Gazeta: Giulia Fontes explicou como a confusão entre Brasil e Paraguai no acordo de Itaipu pode afetar o seu bolso, João Frey traçou um perfil do bolsonaríssimo deputado Filipe Barros (PSL-PR) e Lúcio Vaz mostrou que a despesa com viagens internacionais dos novos deputados aumentou em 82% no primeiro semestre deste ano. E mais:

  • O Brasil passou da marca de um milhão de advogados em 2016. Neste domingo (11), a seccional da OAB no Paraná registrou seu 100.000º membro. Juliano Pedrozo e Camila Abrão investigam: por que o Brasil tem tanto advogado?
  • Há vários casos no Brasil em que concessionárias de rodovias, ferrovias e aeroportos não conseguem cumprir os investimentos previstos no contrato. Jéssica Sant’Ana explica o plano do governo de destravar as obras nesses lugares de uma maneira “amigável”.
  • Pediram ao presidente em um comentário no Facebook que Deltan Dallagnol fosse indicado para a Procuradoria-Geral da República. Bolsonaro respondeu com o link de um post que diz que Dallagnol é “esquerdista estilo PSOL”. Quem mostra é Fernando Martins.
  • O ex-diretor do Inpe, Ricardo Galvão, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ficaram frente a frente no programa Painel, da Globonews, na noite de sábado (10). Andrea Torrente resume a quente conversa entre os dois.

Opinião da Gazeta

No editorial desta segunda (12), a Gazeta do Povo aponta caminhos para a questão central implicada na ameaça de greve dos caminhoneiros: a constitucionalidade da tabela de frete, uma violação clara da livre iniciativa:

Os caminhoneiros já avisaram que só aceitarão um resultado possível em 4 de setembro: que o Supremo passe por cima da Constituição e decida pela legalidade do tabelamento. “Estamos prontos para uma nova paralisação caso o STF derrube a lei e acabe com o piso”, afirmou Dias. Ou seja, ainda que formalmente haja uma negociação em curso, melhor seria chamá-la de imposição, com o prejuízo a ser pago pelo setor produtivo e, no fim das contas, pelo consumidor.

Aprofunde-se

Salvar uma ou perder as duas? As escolhas não são nada fáceis para um pai de gêmeas siamesas como Marieme e Ndeye. Raquel Derevecki conta essa história.

Imagem do dia

Peregrinos muçulmanos esperam pelo momento da oração em volta da Caaba, o local mais sagrado do islã, na Grande Mesquita na cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita. Muçulmanos de todo o mundo se reúnem em Meca para a Hajj, a peregrinação anual de seis dias que é um dos cinco pilares do islã, um ato que todos os muçulmanos devem praticar ao menos uma vez na vida se tiverem condições de viajar à Arábia Saudita.
Peregrinos muçulmanos esperam pelo momento da oração em volta da Caaba, o local mais sagrado do islã, na Grande Mesquita na cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita. Muçulmanos de todo o mundo se reúnem em Meca para a Hajj, a peregrinação anual de seis dias que é um dos cinco pilares do islã, um ato que todos os muçulmanos devem praticar ao menos uma vez na vida se tiverem condições de viajar à Arábia Saudita.| Fethi Belaid/AFP

As dicas que só a Gazeta traz

Se você começou a correr há pouco tempo, deve estar sentindo isso na pele. Entre bolhas, unhas roxas, refluxo, sensibilidade nos mamilos e outros jeitos de o corpo reclamar, Amanda Milléo conta o que deve ser motivo de preocupação e o que não.

Tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]