• Carregando...
O ministro Paulo Guedes durante painel do Fórum Econômico Mundial.
O ministro Paulo Guedes durante painel do Fórum Econômico Mundial.| Foto: Reprodução/Fórum Econômico Mundial

Bom dia!

Para começar. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (5) que o Brasil é “quatro por quatro”: 4% de juros, dólar a R$ 4. Mas afirmou que a moeda norte-americana pode chegar a R$ 5 “se acontecer muita besteira” como “todo mundo pedir para sair”. Na quarta (4), disse que o crescimento de 1,1% no PIB era esperado. Quem lembra o que Guedes falava no início do mandato? Não era bem assim. Os editores Fernando Jasper e Giulia Fontes recordam o que Paulo Guedes esperava nos primeiros meses de 2019.

Por falar em economia. A nova tabela de contribuição à Previdência entrou em vigor e trabalhadores do setor privado (segurados do INSS) e servidores públicos federais passam a ter um desconto diferente no salário. Para facilitar suas contas, a Gazeta do Povo traz uma calculadora da nova contribuição à Previdência descontada do seu salário.

Mundo estranho. De Brasília, Olavo Soares mostra a façanha de um deputado pagodeiro: conseguiu unir PSL e PT. Inclusive, o partido de Lula apresentou ao nosso correspondente o plano para evitar a irrelevância na oposição. Enquanto isso, William Bilches revela que Dilma Rousseff foi convidada para dar aula magna em universidade pública e que um deputado aliado de Bolsonaro quer ampliar verbas para ressocializar presos.

Lembra do nióbio? A hora da exploração do mineral pode estar chegando. Em terras indígenas. De Brasília, Lúcio Vaz revela quais são as empresas que estão mais perto de explorar riquezas minerais em território indígena.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Eleições norte-americanas. O Partido Democrata dos Estados Unidos encaminhou a disputa interna para saber quem será o concorrente de Donald Trump na corrida à Casa Branca. O páreo entre Bernie Sanders  e o ex-vice-presidente Joe Biden é tema do novo editorial da Gazeta do Povo.

Os democratas não podem contar com a rejeição ao atual presidente como chave para a vitória. A economia norte-americana está exibindo números pujantes, com o desemprego em mínimas históricas e o Fed (o banco central norte-americano) se movimentando para minimizar os efeitos da epidemia de coronavírus, tendo reduzido os juros em sua última reunião.

Alcolumbre e o segredo de polichinelo. Procurador de Justiça (MG) e presidente do MP Pró-Sociedade, Márcio Luís Chila Freyesleben fez a seguinte pergunta em artigo na Gazeta do Povo: Será que realmente a nossa democracia está sob ataque? Confira aqui resposta .

Quando Alcolumbre afirma que o Congresso não tolerará ataques à democracia, não diz nada que tenha referência à realidade concreta e palpável, pois em momento algum o ministro Heleno sugeriu algo como o fechamento do Congresso (isso, sim, seria um atentado à democracia, literalmente). Alcolumbre estava apenas a externar, com ares de indignação fingida, o seu desconcerto diante da “saia justa” em que o ministro Heleno lhe colocou quando revelou ao público um segredo de polichinelo.

Mundo

Guerra na Síria. A ameaça de a Guerra na Síria ultrapassar os limites do país não está totalmente descartada. Por isso, os presidentes russo e turco, Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, tentam dialogar em Moscou. Saiba até que ponto existe o risco de um conflito armado entre Rússia e Turquia.

Coronavírus. Clima tenso também por conta do surto global. O partido do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, chegou a insinuar que o coronavírus seria uma nova arma biológica. Teorias da conspiração a parte, a doença já contagiou mais de 93 mil pessoas e o estado norte-americano da Califórnia declarou situação de emergência.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

Para inspirar

Nove meses e nove horas. Esse foi o tempo que a arquiteta e artista plástica Emma Serrano teve seu filho, respectivamente, no ventre e nos braços. O diagnóstico de anencefalia - na 10ª semana de gestação - não fez com que ela desistisse da gestação, apesar da sugestão dos médicos. O bebê viveu por nove horas. Tempo suficiente para que ela e o marido sentissem o sentimento de serem pais, apesar da dor. Confira essa história na página Sempre Família.

Tenha um excelente final de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]