• Carregando...
André Mendonça durante sabatina na CCJ do Senado.
André Mendonça durante sabatina na CCJ do Senado.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Depois de uma sabatina de mais de sete horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o plenário do Senado aprovou a indicação de André Mendonça para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 47 votos favoráveis à indicação e 32 contrários. Na sabatina Mendonça prometeu atuação imparcial, defendeu o Estado laico e afirmou que irá defender a liberdade religiosa dos cidadãos. Veja o que mais disse o novo ministro. Ele é o segundo indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e o primeiro evangélico. Confira um perfil de André Mendonça.

Conservadores. Pastor presbiteriano, Mendonça tem um perfil conservador, que em muitos pontos diverge da maioria dos colegas de corte. Maria Clara Vieira relembra quem foram os ministros conservadores que já passaram pelo STF.

Processos herdados. A posse de André Mendonça deve acontecer ainda este ano. Ao assumir o cargo, o novo ministro herdará 1.105 processos deixados por Marco Aurélio Mello. Veja alguns deles.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que não descarta disputar a eleição presidencial em 2022, caso haja um apelo popular. O apresentador José Luiz Datena anunciou que irá apoiar João Doria (PSDB) na disputa e pode, inclusive, ser candidato a vice.

Vacinação contra a Covid. Apontada como solução contra o surgimento de novas variantes do coronavírus, a doação de vacinas tem ritmo lento no mundo. Entenda por quê. No Brasil, a Pfizer estuda pedir autorização para vacinar crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

Giro pelo mundo. A Suprema Corte dos Estados Unidos iniciou um julgamento que pode mudar a jurisprudência sobre o aborto no país. Entenda o que está em debate. Após críticas, a União Europeia cancelou um guia que recomendava evitar a saudação “Feliz Natal”. O ex-presidente argentino Mauricio Macri virou réu por espionagem e abuso de autoridade.

Nossa visão  

O segredo e a desobediência. A transparência é um dos princípios da administração pública elencados no caput do artigo 37 da Constituição. O Congresso, no entanto, fez pouco deste princípio e da determinação do STF ao aprovar uma regulamentação que mantém o segredo sobre as verbas já executadas das emendas de relator. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

A aprovação do PRN 4, portanto, é um duplo acinte: mantém nas mãos do relator o poder de destinar um enorme valor por meio de um mecanismo cuja destinação original era muito diferente (a correção, amparadas em critérios técnicos, de erros e omissões no projeto de lei orçamentária enviada pelo governo), e desafia claramente uma ordem do STF para que se restaure a transparência na destinação dos recursos públicos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Ação civil pública. MPF pede fim da Declaração de Óbito para fetos abortados; DPU quer defender nascituros

Comércio exterior. Balança comercial tem déficit de US$ 1,3 bilhão em novembro; primeiro saldo negativo do ano

Artigo. Um breve guia para a destruição esquerdista

Relacionamento. “Ele nunca te amou!” Alienação parental afeta autoestima e cria filhos inseguros

Colunas e artigos

Por que ler Dostoiévski. Fiódor Dostoiévski é considerado não apenas um dos maiores romancistas de todos os tempos, mas um dos escritores que melhor entendeu a natureza humana. A nova edição do podcast Ideias discute sua obra e diz por que você precisa conhecê-la.

Cristina Graeml fala do projeto aprovado pela Câmara de Curitiba que prevê a seleção de servidores pela cor da pele.

Madeleine Lacsko discute a segurança das urnas eletrônicas e questiona: é possível confiar nelas?

Para inspirar

Reforma que cabe no orçamento. Quando se fala em reformar um imóvel a primeira coisa que dizem é que a obra “vai custar o dobro do que a gente quer e demorar o dobro do que a gente gostaria”. Mas não com as sete dicas que a Haus traz para você reformar a casa sem estourar o orçamento. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]