• Carregando...
Augusto Aras
O procurador-geral da República, Augusto Aras| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

Para começar esse resumo de notícias. A operação Lava Jato sofreu diversos ataques em 24 horas. O mais forte veio do chefe do Ministério Público Federal: o procurador-geral da República, Augusto Aras. Ele chamou a força-tarefa de “caixa de segredos” durante conferência com o grupo Prerrogativas, formado por críticos à Lava Jato, como Alberto Toron - advogado de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) - e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) - advogado de José Sarney.

Horas depois... O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, exigiu uma quarentena para magistrados e membros do MP serem candidatos em eleições: oito anos após deixarem os cargos. Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) engrossou o coro e disse e que quer “votar logo” a quarentena eleitoral de juízes e procuradores. Em paralelo, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu uma CPI da Lava Jato.

Contra-ataque. Ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal, Sergio Moro defendeu a transparência da operação. A Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) rebateu Toffoli e o pedido de quarentena eleitoral. A Lava Jato também respondeu. Os procuradores classificaram as falas de Aras como “ilações” e dizem, ainda, que "é falsa a suposição de que 38 mil pessoas foram escolhidas pela força-tarefa para serem investigadas". Direto de Brasília, a correspondente Kelli Kadanus traz todas as versões desse novo embate; leia a reportagem.

Além das críticas públicas. Está nos planos da PGR a criação de um novo órgão: a Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac), para centralizar operações como a Lava Jato. Segundo os procuradores, a Unac pode resultar em interferência política em investigações, entenda os motivos.

Podcast 15 Minutos

Utilidade pública

90 mil vidas. O Brasil chegou a mais de 2,5 milhão de casos e ultrapassou 90 mil óbitos por Covid-19. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, em 24 horas foram confirmados 69.074 novos diagnósticos e mais 1.595 mortes. Havia dados represados de São Paulo, não contabilizados no dia anterior. Quase 1,8 milhão de pessoas se recuperaram da doença no Brasil. Na Europa há uma nova aceleração de casos e o temor de uma segunda onda.

Para empresas. A Câmara aprovou nesta quarta (29) novas regras para a MP que criou o Programa Emergencial de Suporte a Emprego (Pese), que libera crédito para empresas pagarem salários na pandemia. Na votação, os deputados autorizaram o repasse de R$ 12 bilhões do Pese ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). De Brasília, a correspondente Jéssica Sant'Ana detalha essas novas informações para empreendedores.

Vacina, transmissão e sintomas. Apesar da ausência de dados comprobatórios, a Rússia diz que pretende registrar a primeira vacina contra a Covid-19 em agosto. Enquanto isso, o mundo segue em alerta: a OMS informou que pessoas que apresentam o quadro grave da Covid-19 podem transmitir o vírus por até três semanas após início dos sintomas. O período é diferente para formas leve ou moderada; confira. E há ainda sintomas incomuns do novo coronavírus, como a conjuntivite; veja a porcentagem de casos na reportagem de Amanda Milléo.

Minuto coronavírus

Política e economia

Educação. A PEC do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), que chegou ao Senado Federal na última semana, deve votada em agosto no Senado. De Brasília, a correspondente Isabella Barone entrevistou Flávio Arns (Rede-PR), relator da PEC no Senado; ele não quer alterar o texto. Ainda sobre Educação, quatro assessores da gestão de Abraham Weintraub no MEC foram exonerados, e Manaus foi a primeira capital a retomar as aulas da pública estadual de ensino após o fechamento devido à pandemia.

Reforma tributária. Ministro da Economia, Paulo Guedes se reuniu com o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e topou acoplar o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) em nível federal e estadual. Já os bancos criticaram a proposta do governo que substitui o PIS-Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que tem alíquota maior que a PIS-Cofins. Giulia Fontes explica como a conta dos bancos pode ser “transferida” ao consumidor e traz detalhes sobre a retomada da Comissão da Reforma Tributária na Câmara.

Giro pelo mundo. Nos EUA, CEOs do Google, Facebook, Amazon e Apple estão sendo ouvidos pelo Congresso, sob acusação de concorrência desleal. Enquanto isso, a China suspendeu a carne de mais um frigorífico brasileiro, agora da BRF. Outra polêmica com um país latino é o risco de entrada de navios pesqueiros chineses em território equatoriano. Nos mares, aliás, a China está em expansão: o país ampliou a capacidade militar anfíbia; confira na reportagem de Isabella Mayer.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Tendências da pandemia. Quem disse que não há gente lucrando de forma legítima na pandemia? No blog Paraná S.A., Carlos Coelho mostra como uma  empresa de cadeiras se deu bem ao apostar no home office. E como a pandemia não permite ir aos estádios, a Gazeta do Povo ajuda você a escalar o time em casa: entenda todas as mudanças do Cartola FC 2020 no texto de Robson Martins.

Debates atuais. Em sua nova crônica, Paulo Polzonoff revela uma confissão de autoritarismo explícita de Dias Toffoli. Já o colunista Ben Shapiro não nega que a história dos Estados Unidos seja cheia de racismo. Mas alega ser inadmissível o desprezo que estão recebendo de manifestantes e que é mentira que a polícia persiga os negros de forma sistemática; leia a coluna. Por aqui, no Brasil, a doutora em Filosofia Bruna Fascolla escreve: vida de pobre não-instrumentalizável não vale nada.

Nossa visão

Ideologia e saúde. É preciso que pais e educadores estejam atentos ao fenômeno das adolescentes que subitamente passam a se identificar como transgênero. Nossas jovens estão sujeitas à influência de pressão de grupo, das redes sociais e uma indústria do entretenimento abertamente militante. Leia mais no novo editorial da Gazeta do Povo: A ideologia e a saúde dos jovens.

As amigas, criadas em um ambiente no qual ser transexual é tido um exemplo de coragem, dão todo o incentivo. Quando procurados, os médicos especialistas no assunto, por convicção ou receio e serem punidos por praticarem a chamada “terapia de conversão”, se limitam a reforçar a suspeita e colocar a garota no caminho da transição para o gênero oposto.

Para inspirar

Casamento apático? Após anos juntos, alguns casais podem sentir uma certa apatia na relação e afastar a alegria da vida conjugal. É o seu caso? Editora da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, Lorena Lafraia gravou um vídeo com cinco dicas para dar um fim na apatia.

Tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]