• Carregando...
Bolsonaro investe no laço com evangélicos e caminhoneiros
| Foto: Paixão

Bom dia!

Em um bate-volta a Goiânia na sexta-feira (31), Jair Bolsonaro (PSL) fez cafuné em duas categorias estreitamente ligadas à sua vitória nas urnas. Primeiro, em uma convenção evangélica, disse que estava na hora de o Supremo Tribunal Federal ter um ministro evangélico.

Depois de um almoço com caminhoneiros, Bolsonaro prometeu apresentar nesta semana uma proposta para dobrar tanto a validade da CNH quanto o máximo de pontos permitidos na carteira. O presidente falou ainda em extinguir os radares móveis nas rodovias federais.

Consenso

O tema da continuidade do Fundeb, que, em tese, se extingue em 2020, é uma das raras unanimidades na política brasileira. Parlamentares do mais diversos partidos e o governo defendem a permanência do fundo, embora apresentem caminhos diferentes para chegar lá. Olavo Soares explica em que consiste o Fundeb, qual a sua importância para a educação no país e qual o cenário atual do debate.

Raridade

Lúcio Vaz apresenta os cinco senadores da legislatura atual que abriram mão das mordomias como carro oficial, apartamento funcional, aposentadoria especial e segurança privada e levam muito a sério a responsabilidade no uso do dinheiro público.

Privatizações

No editorial desta segunda (3), a Gazeta do Povo comenta o julgamento no STF em que se decidirá se estatais como Petrobras e Eletrobrás precisam de aval do Legislativo para vender subsidiárias.

Estatais são o extraordinário, não o ordinário. O protagonismo na atividade econômica cabe ao setor privado. Criar uma estatal é introduzir uma anormalidade, e por isso justifica-se a aprovação do Legislativo; desfazer-se de uma é retornar à normalidade, e por isso tal processo deveria ser facilitado.

Independentemente do resultado do julgamento, fato é que a prometida agenda de privatizações da campanha virou, em parte, uma agenda de reestruturação. Jéssica Sant'Ana explica como andam os esforços do governo para racionalizar as estatais e torná-las menos inchadas e mais eficientes.

Dicas

Prepare-se

As chuvas dão uma trégua em Curitiba nesta semana, mas a previsão é que o frio aumente cada dia mais. E se você acordou cedinho hoje e achou que viu discos voadores perambulando pelo céu, pode ficar tranquilo: os pontos luminosos eram satélites recém-lançados ao espaço. Se as nuvens permitirem, será possível ver as luzes em fila nesta terça (4) também.

Tenha uma excelente semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]