• Carregando...
O encontro de Bolsonaro e Macri, os candidatos à PGR e outro jeito de lidar com as universidades
| Foto: Paixão

Bom dia!

Em Buenos Aires, Jair Bolsonaro (PSL) reuniu-se com Mauricio Macri, com quem assinou acordos de cooperação energética e comercial entre Brasil e Argentina. Bolsonaro reuniu-se também com empresários argentinos, deu pitaco nas eleições que o país realiza em outubro e conversou com Macri sobre um acordo entre o Mercosul e a União Europeia que está para sair. Quem conta tudo é Raphael Sibilla, direto da capital argentina.

Eleito com o rótulo de liberal, Macri desapontou por não ter aberto uma saída para a crise do país. Há quem veja uma relação entre uma coisa e outra, tomando a situação como prova de que o liberalismo não funciona. No editorial desta sexta (7), a Gazeta do Povo desfaz esse mito, demonstrando um fato simples: o governo de Macri não teve nada de liberal:

Ele não tocou um dedo nos maiores problemas do país: o imenso déficit fiscal derivado da gastança do governo, o inchaço da máquina pública, a inação no programa de privatizações e no controle dos salários do funcionalismo – pelo contrário: enquanto o país definhava, Macri concedia aumentos para tentar agradar os sindicatos.

Exclusivo

Renan Barbosa entrevistou seis candidatos ao cargo de Procurador-Geral da União para entender o que eles pensam sobre temas como a prisão em segunda instância, a reforma da Previdência, a criminalização de fake news, o Escola Sem Partido e o aborto. Vale a pena conferir:

Um problema para não subestimar

92% da população mundial não respira ar limpo e esse problema mata 7 milhões de pessoas todos os anos e custa US$ 5 trilhões por ano à economia global. Na HAUS, Jorge Olavo elenca as ideias implementadas ao redor do mundo que estão contribuindo para melhorar a qualidade do ar.

Um jeito diferente de lidar com as universidades

O governo do Paraná pretende estabelecer regras para a distribuição de recursos entre as universidades estaduais. A ideia é recompensar as instituições que tiverem bom desempenho – o cálculo é complexo e inclui uma série de variáveis. A Lei Geral das Universidades Estaduais almeja ainda alterar a forma de gestão das sete universidades. Katia Brembatti explica tudo.

O inimigo do meu inimigo é o meu amigo

Os líderes da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, se reuniram em Moscou e disseram que o relacionamento entre os seus países está melhor do que nunca, em um momento em que Moscou e Pequim estão cada vez mais em desacordo com os Estados Unidos. Saiba que acordos foram fechados para enfrentar os conflitos econômicos com o país de Donald Trump.

Imagem do dia

Soldado segura bandeira da Inglaterra na praia de Arromanches durante as comemorações pelos 75 anos do Dia D, quando os aliados desembarcaram na Normandia na Segunda Guerra Mundial.
Soldado segura bandeira da Inglaterra na praia de Arromanches durante as comemorações pelos 75 anos do Dia D, quando os aliados desembarcaram na Normandia na Segunda Guerra Mundial.| Joel Saget/AFP

Fondue diferente

No Bom Gourmet, Guilherme Grandi traz duas receitas de fondue para lá de especiais: o ingrediente principal é o chocolate ruby, que é naturalmente rosa. Fica a dica para o Dia dos Namorados.

Uma boa sexta-feira e um ótimo fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]