• Carregando...
Bolsonaro PP PL
O presidente Jair Bolsonaro assina nesta terça-feira (30) a ficha de filiação ao PL.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Um evento em Brasília marca nesta terça-feira (30) a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal (PL). Ela acontece dois anos depois da saída do PSL e após uma série de negociações que definiram o ingresso na legenda pela qual o presidente irá disputar a reeleição em 2022. Ministros, lideranças evangélicas e deputados são esperados no evento, que marca o início de uma nova configuração para as eleições do ano que vem. Entenda como a filiação de Bolsonaro mexe com o cenário eleitoral.

Enquanto isso... Já descartado da futura chapa de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão tem mantido conversas com o ex-juiz e agora presidenciável Sergio Moro. O ex-governador Geraldo Alckmin, por sua vez, afirmou que a possibilidade de ser vice de Lula “caminha”.

Apoio dos militares. Categoria importante para os candidatos à Presidência, os militares estão divididos para 2022. Rodolfo Costa mostra como está o apoio de praças e oficiais aos pré-candidatos.

Política, Economia e Utilidade pública

Sabatina marcada. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para quarta-feira (1º) a sabatina com André Mendonça, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para garantir a aprovação, o presidente Jair Bolsonaro articula com líderes evangélicos e também gravou um vídeo.

Emendas de relator. A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram o projeto de resolução do Congresso que regulamenta as emendas de relator. Nesta terça será a vez da PEC dos precatórios ser votada na CCJ do Senado. Saiba o que muda com o texto atual.

Variante ômicron. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o risco global apresentado pela variante ômicron do coronavírus é muito alto. Especialistas sul-africanos confiam na resposta da vacina à variante, enquanto o governo dos EUA descartou medidas adicionais.

Giro pelo mundo. O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que integrantes da União Europeia que acompanharam as eleições no país eram espiões do bloco. Na Ucrânia, volta a crescer a tensão com a Rússia em algumas regiões.

Nossa visão  

A sabatina de Mendonça. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizará nesta quarta-feira a sabatina do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça, quatro meses e meio após sua indicação por Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Nem sempre o ministro de que o Brasil precisa é o ministro que os senadores querem ver entronizado em uma cadeira do Supremo. Muitos parlamentares não escondem a preocupação com a possibilidade de Mendonça representar uma sobrevida para a Lava Jato dentro do STF – e o novo ministro terá como destino a Segunda Turma, que julga processos relativos à operação.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Combustíveis. Senadores votam projeto que muda preços da Petrobras e tributa exportação de petróleo

Covid-19. Passaporte da vacina avança, com resistências: veja qual é a situação nos estados

Senado. Pacheco vê Refis mais urgente que reforma do IR, que vai ficar para 2022

Streaming. ‘A Conspiração Antivacina’: as grandes virtudes e pequenos defeitos do documentário

Colunas e artigos

E agora, Doria? A definição de João Doria como pré-candidato à Presidência é realmente um projeto do PSDB para 2022 ou apenas um balão de ensaio? Esse é um dos temas do programa Hora do Strike dessa semana. Assista agora!

J.R. Guzzo comenta o resultado das prévias tucanas e pergunta: e daí?

Paulo Polzonoff comenta a biografia de Lula e como ela se revela uma farsa político-intelectual.

Para inspirar

Reatar o casamento é possível. Ainda que seja trabalhosa, a reconstrução de um casamento é possível de ser realizada. Para que isso aconteça, no entanto, é necessária uma profunda reflexão das partes, como destaca a reportagem de Sissy Zambão, do Sempre Família. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]