• Carregando...
Deputados bolsonaristas (na foto com o presidente Bolsonaro) buscam selar a paz junto ao PSL após indefinição sobre o novo partido, o Aliança pelo Brasil.
Deputados bolsonaristas (na foto com o presidente Bolsonaro) buscam selar a paz junto ao PSL após indefinição sobre o novo partido, o Aliança pelo Brasil.| Foto: Marcos Corrêa/PR

Para começar esse resumo de notícias. Desde que o presidente Jair Bolsonaro saiu do PSL, em novembro de 2019, deputados do partido vêm perdido trânsito na Esplanada dos Ministérios. Por outro lado, o projeto do novo partido do presidente, o Aliança Pelo Brasil, não emplacou a tempo das eleições municipais deste ano. Pode ser um bom momento para Bolsonaro e PSL reatarem o “casamento”.

Fim do divórcio? Apesar das mágoas de deputados e senadores do PSL, um retorno entre Bolsonaro e PSL é visto como plausível no Congresso. Há, contudo, termos de ambas as partes, incluindo a retirada da pré-candidata a prefeitura de São Paulo pelo partido, Joice Hasselmann. Correspondente em Brasília, Wilson Lilma apresenta todas as condições para o presidente reatar o casamento com seu antigo partido.

Utilidade pública

110 mil vidas. Em 24 horas, o Brasil registrou 1.352 mortes e 47.784 diagnósticos do coronavírus. O último boletim do Ministério da Saúde apresenta 109.888 óbitos, 3.407.354 casos e 2.554.179 recuperados. Com média próxima de mil óbitos diários, o Brasil atinge 110 mil mortes pela doença nesta quarta (19). No Paraná os casos parecem ter chego à estabilidade, revela Roger Pereira. A capital Curitiba resolveu flexibilizar comércio e serviços. Mas há o trauma no próprio corpo. Editora de saúde, Amanda Milléo apresenta relatos de quem está há 100 dias com sintomas da doença.

Vacina da Johnson. A Anvisa aprovou a quinta vacina a ser testada em voluntários brasileiros. A imunização é desenvolvida pela farmacêutica Janssen, da marca Johnson & Johnson. Receberão as doses 7 mil pessoas em sete estados; saiba mais. Enquanto os testes não acabam, a testagem é uma grande aliada. Neste sentido, entenda a importância da saliva na detecção do coronavírus e os riscos de priorizar a imunidade de rebanho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19? Mais de 160 candidatas estão sendo testadas pelo mundo. A Gazeta do Povo desenvolveu um infográfico especial – sempre atualizado – para acompanhar cada etapa das pesquisas; acesse agora.

Coronavírus na Economia. Apesar de a Câmara ter aprovado a medida provisória que libera pessoas e empresas de várias obrigações para facilitar empréstimos, apenas 13% dos empresários tiveram acesso a crédito emergencial; confira na reportagem de Andrea Torrente e saiba mais sobre a expectativa de ampliação a linha de financiamentos do Pronampe, para micro e pequenas empresas. E já que o assunto é trabalho, Jean Pecharki mostra que, segundo pesquisa, o Brasil é o 5.º país com mais dificuldade em implementar o home office no mundo.

Política e economia: além de Bolsonaro e PSL

Novo banco estatal. A Caixa Econômica Federal estuda criar um novo banco estatal 100% digital com capacidade de venda de ações na Bolsa. A informação em primeira mão é da correspondente em Brasília Jéssica Sant’Ana. O modelo de banco digital já é utilizado pelo aplicativo CaixaTem e pretende criar “o maior banco digital do mundo”.

Fux presidente. Em três semanas, o ministro Luiz Fux assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar de Dias Toffoli. Geralmente, Fux é favorável às causas da Lava Jato e deve também adotar um rumo mais discreto para afastar a Corte dos holofotes. De Brasília, Wilson Lilma revela o que esperar de Fux à frente do Supremo.

Julgamento de Deltan. Após o ministro do STF Celso de Mello determinar a suspensão de dois processos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que poderiam culminar no afastamento de Deltan Dallagnol da Lava Jato em Curitiba, por conta própria o “Conselhão” também adiou o julgamento do pedido de providências do ex-presidente Lula contra Deltan no famoso caso do powerpoint. Durante discurso como presidente do colegiado, o procurador-geral da República, Augusto Aras, cobrou “mais respeito” ao CNMP para evitar que “abusos ocorram impunemente”.

Giro pelo mundo. Em texto especial de Victor Davis Hanson, autor do livro The Case For Trump e colunista da National Review, a Gazeta do Povo apresenta 10 temas que vão influenciar as eleições de 2020 nos EUA. As eleições vão ocorrer em momento de alta da pandemia nos Estados Unidos e em meio ao surgimento de uma segunda onda de Covid-19 em outros países: a Coreia do Sul, por exemplo, reforçou o isolamento após um surto em Seul. Situação diferente da cidade chinesa onde a Covid-19 surgiu, Wuhan, onde jovens se aglomeraram sem máscaras para celebrar o suposto fim da pandemia. No Mali, os problemas são outros: primeiro-ministro e presidente do Mali foram capturados em um motim militar.

O que mais você precisa saber hoje

Podcast 15 minutos

Colunas e artigos

Vozes na Gazeta. Em sua coluna de estreia na Gazeta do Povo, o presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, explica por que a agenda do Centrão é incompatível com a agenda liberal. Por falar em liberalismo, o colunista de economia Pedro Menezes ensina a entender a curva de juros para debater o teto de gastos. E como nesta quarta começa uma nova rodada do Brasileirão, confira as novas dicas dos nossos professores Cartoleiros com Robson Martins

Debates pandêmicos. Um reflexo da pandemia vem passando desapercebido de muitos: mudanças na legislação de vários países têm facilitado o uso de métodos abortivos como pílulas, com a justificativa de que a Covid-19 estaria dificultando o acesso a abortos em hospitais. Entenda no texto de Leonardo Desideri. Neste sentido, o escritor e jornalista Paulo Polzonoff se coloca no lugar de cachorros para entender o mundo cão que nos assola.  Já no artigo do médico Theodore Dalrymple, do City Journal, encontramos reflexões definitivas sobre o lockdown em Paris.

Nossa visão

Editorial. Duas vitórias de caráter provisório, mas fundamentais para resguardar a independência e a liberdade de expressão dos membros do Ministério Público, impediram que o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, acabasse punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em virtude de suas manifestações. Tema para nosso novo editorial: Deltan Dallagnol, Celso de Mello e a exemplar defesa da liberdade de expressão.

Celso de Mello fez uma defesa da liberdade de expressão não apenas em termos gerais, mas ressaltou duas circunstâncias em que tal liberdade se reveste de especial importância: a manifestação daquelas opiniões que desagradam os donos do poder, e a importância de garantir aos membros do MP o direito de se manifestar como um reflexo da independência de que o órgão deve gozar.

Para inspirar

Características da felicidade. O bem-estar emocional não é medido por sorrisos e, sim, por como a pessoa se relaciona. Neste sentido, você sabe dizer se é feliz? Conheça 7 características que demonstram esse comportamento no texto de Raquel Derevecki, da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo.

Tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]