• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

O presidente Jair Bolsonaro chegou neste domingo (17) em Washington, acompanhado por sete ministros, para uma agenda de compromissos que vai até a terça-feira (19), quando ocorrerá um encontro com o presidente americano Donald Trump. 

No Twitter, Bolsonaro afirmou:

"Pela primeira vez em muito tempo, um presidente brasileiro que não é antiamericano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram."  

E o que Bolsonaro foi fazer nos EUA? Há expectativa de acordos envolvendo as áreas de turismo, energia, segurança, defesa, biodiversidade.  

Renan Barbosa conta tudo o que faz parte do pacote.  

Capitalistas de olho 

Em sua coluna de estreia na Gazeta do Povo , Alexandre Garcia contempla os novos acordos que podem resultar do encontro entre Trump e Bolsonaro. E avisa: 

Os maiores capitalistas e investidores estão olhando para o Brasil. Estão vendo que o Brasil é uma oportunidade. Os Estados Unidos e o Brasil foram colonizados quase que na mesma época, só que eles são o “primeirão do mundo” e nós ainda continuamos como terceiro mundo, só que agora com outro nome: economia em desenvolvimento. Temos que aproveitar as oportunidades. 

Tiro no pé 

Mario Vitor Rodrigues destaca o encontro entre Bolsonaro e Steve Bannon, que classificou o evento como uma cilada

"(...) não faz sentido que alguém tenha imaginado ser uma boa estratégia encontrar o outrora influente Steve Bannon antes do próprio presidente. Menos pelo fato de Bannon já ser carta completamente fora do baralho por lá e mais pela maneira como deixou as hostes trumpistas, sendo acusado dentre outras coisas de “traidor” pelo próprio Trump." 

Um dia antes do jantar, uma plateia de cerca de cem fãs e representantes da direita americana, no Trump International Hotel, assistiu ao filme ‘O Jardim das Aflições’, sobre a vida do filósofo Olavo de Carvalho, com a presença do próprio. Ele falou, como é de costume, sobre o governo. 

"Eu não sei quais são as ideias políticas dele [Bolsonaro]. Conversei com ele quatro vezes na vida. O presidente está de mãos amarradas. Não sou capaz de prever [até onde vai] mas, se tudo continuar como está, já está mal. Não precisa mudar nada para ficar mal, é só continuar isso mais seis meses e acabou." 

Olavo foi apresentado por Bannon à plateia como peça importante para o que ele chama de "O Movimento", grupo de governos populistas de direita em ascensão em países como Brasil, EUA, Hungria e Itália. "Olavo não é importante apenas para o Brasil, ele tem uma importância no contexto mundial do movimento populista de direita, é um pensador seminal", disse. 

Para saber mais sobre como foi o outro evento, o jantar criticado por Mario Vitor Rodrigues, clique aqui

Aeroportos 

O governo pretende passar todos os aeroportos para a iniciativa privada até o fim do mandato, em 2022. Na semana que passou 12 já mudaram de mãos. Uma nova rodada de concessão deve ser anunciada nesta semana, prevendo o leilão de 22 terminais, incluindo os localizados em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Goiânia (GO).  

Em editorial, a Gazeta do Povo comentou o sucesso do leilão

Mesmo com tantas reformas ainda por aprovar, como a previdenciária e a tributária, a disposição em investir na infraestrutura nacional mostra que o setor privado segue confiando no potencial de crescimento do país e na agenda econômica estabelecida pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes, da Economia. 

 

Em defesa da Lava Jato 

O domingo chuvoso fez com que as manifestações convocadas pelo Movimento Brasil Livre (MBL) em defesa da Lava Jato não levassem a mesma multidão de protestos anteriores, mas mesmo assim centenas de pessoas foram às ruas em Curitiba para criticar a decisão do STF de transferir à Justiça Eleitoral os casos de crimes comuns (como lavagem de dinheiro e corrupção) associados a crimes eleitorais, como caixa dois, e apoiar a operação Lava Jato, que completa cinco anos. 

Cotas para trans 

Gabriel de Arruda Castro conta como algumas universidades brasileiras já estão reservando vagas para alunos de acordo com a identidade de gênero. As cotas, que não estão previstas por lei, são questionadas por juristas. Dentre outras razões, porque destoam da igualdade de acesso, por mérito, prevista na Constituição.  

Audiências de custódia 

Mariana Balan explica como funcionam as controversas audiências de custódia. Todo sujeito preso em flagrante – quando o indivíduo está cometendo ou acabou de cometer o crime – deve ser levado à presença de uma autoridade judicial em até 24 horas. Essa audiência tem a finalidade de avaliar se a prisão foi legal e se ela precisa ser convertida em prisão preventiva ou se a pessoa pode responder ao processo em liberdade. Nesse momento, não se analisa o crime em si, apenas a detenção. É importante salientar é que não existe lei federal que regulamente a audiência de custódia, há, somente, a resolução do CNJ. 

Impotência e meio-ambiente 

Carlos Orsi traz notícias tristes. A obsessão dos chineses por receitas médicas alternativas para combater a impotência está causando danos irreparáveis à fauna e flora do planeta. Animais como o pangolim e o rinoceronte estão ameaçados de extinção por causa de crenças em receitas sem qualquer comprovação científica. 

Azeite e vinho 

Quer aprender a avaliar um bom azeite? Marina Mori entrevistou o mestre oleário Victor Rodriguez, da produção uruguaia Colinas de Garzón, que deu dicas sobre as três características que devem ser observadas.

Está cansado de sentir vergonha em relação aos vinhos? Confira três dicas básicas para beber vinho com confiança"  

Ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]