• Carregando...
Cena do documentário "Democracia em Vertigem"
Cena do documentário “Democracia em Vertigem”| Foto: Divulgação

Bom dia!

Para começar. Estava prevista para hoje (14) a reinauguração da estação brasileira na Antártida, após oito anos de um trágico incêndio. O adiamento ocorre devido ao mau tempo e deixa uma expectativa: “descongelar” pesquisas e mudar a geopolítica. De Brasília (não do gélido continente), nosso correspondente Leonardo Desideri falou com peças-chave dessa aventura que coloca o “Brasil abaixo de zero”. Confira a reportagem!

Democracia em vertigem. A única indicação do Brasil ao Oscar 2020 gerou polêmica. O filme mostra uma “versão paralela” do impeachment de Dilma Roussef. O PSDB e o secretário especial de Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, ironizaram a indicação: chamaram o documentário de ficção. Diretora do filme, Petra Costa falou em “epidemia da extrema direita”. E nosso jornalista Paulo Polzonoff fez uma análise completa sobre essa sabujice cultural da esquerda.

Desestatização. Outro tema relevante e que merece sua atenção: 22 aeroportos brasileiros terão seus terminais concedidos à iniciativa privada ainda neste ano. Já adianto: Curitiba, Goiânia e outros pontos importantes estão na lista. Confira na matéria de Jéssica Sant’Ana, correspondente em Brasília.

Cadastro Positivo. Você deve ter ouvido falar, nos últimos dias, sobre esse novo banco de dados de bons pagadores, que entrou em vigor. Todos participam. Mas é possível tirar seu nome de lá. Para você esclarecer suas dúvidas sobre o Cadastro Positivo, recomendo acessar este guia de perguntas e respostas elaborado pela Fernanda Trisotto.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

O novo editorial da Gazeta do Povo comenta o comportamento da inflação durante as turbulências econômicas e por que o Brasil está com índice inflacionário na faixa de 4%. Clique para ler na íntegra e confira um trecho:

A inflação de 4,31% de 2019 apresentou alguns aspectos peculiares. Primeiro, houve aumento expressivo nos preços da carne, principalmente em decorrência do aumento das importações feitas pela China. Em segundo lugar, o mercado internacional de petróleo andou passando por turbulências, o Brasil fabricou suas próprias crises. Um terceiro fator que ajudou a pressionar a inflação foram os aumentos de custos de importação.

Também apresentamos um editorial sobre as energias alternativas, com a intenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de retirar o subsídio sobre a produção de energias como a solar. Veja aqui nossa visão. Segue um pedacinho:

Seja pelo impacto ambiental, seja pelo potencial de gerar emprego e renda, é preciso oferecer condições para que o mercado de energia alternativa renovável possa crescer no país. O investidor não pode ser surpreendido com mudanças radicais no marco regulatório e que reforçam a tradicional insegurança que marca o ambiente de negócios no Brasil.

Mundo

Protestos no Irã. A polícia iraniana usou munição real e gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes, segundo testemunhas e vídeos que circularam nas redes sociais na segunda-feira. Centenas de manifestantes se reuniram no centro de Teerã para vigílias e protestos após a demora do regime em admitir que abateu por engano o avião ucraniano que caiu na quarta-feira, matando 176 pessoas. A polícia negou o uso de armas letais nos protestos.

A Venezuela vai ao Irã. E em meio ao acirramento das tensões entre Irã e EUA, o ministro das Relações Exteriores do chavismo fará uma visita de três dias ao Irã na semana que vem; Jorge Arreaza deve se encontrar com altas autoridades do país. A Venezuela condenou o ataque americano que matou o general Suleimani, descrito como "um homem corajoso e nobre" com "um caráter digno de louvor" pelo ministro da Defesa de Maduro.

Para inspirar

Você sabe a origem de sua família? Está cada vez mais fácil saber “de onde você veio”. Gustavo Ribeiro, em reportagem especial para a Equipe Sempre Família, mostra como a popularização dos testes genéticos facilita o conhecimento histórico das origens familiares. Confira como fazer o teste.

Aproveite as leituras e tenha uma ótima semana!

Conteúdo editado por:Giorgio Dal Molin
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]