• Carregando...
Brasil na OCDE: fake news ou questão de tempo?
| Foto: Charge do Paixão

A quinta-feira (10) começou com um artigo que dizia que os Estados Unidos não apoiaram a entrada do Brasil no chamado clube dos países mais ricos, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Talvez seu dia tenha girado em torno dessa notícia, mas vamos ser camaradas e destacar o que mais de importante aconteceu – e está para acontecer.

O governo federal, por exemplo, divulgou quem vai à canonização de Irmã Dulce e quem pagará a viagem do próprio bolso. De Brasília, Jéssica Sant’Ana divulgou como o governo quer acabar com multa extra de 10% do FGTS para abrir espaço no orçamento. Também de Brasília, Kelli Kadanus apresenta o que diz o relatório final da CPI do BNDES, que pede o indiciamento de Lula e Dilma.

A poeira baixou e o presidente da República, Jair Bolsonaro, e do PSL, Luciano Bivar, desconversaram sobre a crise entre Bolsonaro e o partido. Como a encrenca tem a ver com eleições, nossa repórter Camila Abrão resolveu antecipar o impacto das novas regras de financiamento de campanha para mulheres.

Já no Editorial da Gazeta do Povo, você confere: A mão muito visível do “Estado empresário”. Leia um trecho:

Realidade é a de um processo lento e que dependerá não apenas de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e Salim Mattar, mas também da boa vontade de muitos outros agentes, políticos e econômicos, nem sempre dispostos a facilitar as coisas.

Mundo

Agora, para quem não acompanhou o debate do “clube dos ricos”, a gente explica em miúdos. Uma carta vazada do secretário de Estado Mike Pompeo à OCDE em agosto não mencionava o Brasil e apoiava apenas as candidaturas da Argentina e Romênia. A falta de citação ao Brasil causou surpresa por aqui, já que Trump prometeu a Bolsonaro apoiar a adesão brasileira ao bloco.

Mais tarde, vieram os desmentidos: Trump chamou o artigo que fez a afirmação de "fake news" e disse que a declaração conjunta divulgada em março com Bolsonaro deixa "absolutamente claro" que ele apoia o início do processo pelo Brasil para se tornar membro integral da OCDE. A embaixada americana no Brasil disse que o governo do país apoia a expansão da OCDE, mas em "ritmo controlado".

No entanto, o Brasil ainda precisa cumprir 171 requisitos para entrar no clube dos países ricos. Saiba o que o país perde ao ficar de fora, principalmente no quesito economia.

Economia

Por falar no tema, no maior investimento portuário do Brasil em cinco anos, os chineses ampliaram em 60% do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). E eles têm mais interesses em investir na infraestrutura brasileira, escreve a editora Cristina Seciuk.

A captação das companhias brasileiras, somando o mercado de renda fixa e de renda variável até setembro, somou R$ 335,1 bilhões, já ultrapassando o total registrado em todo o ano passado, que foi de R$ 299,6 bilhões, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Por hoje é só! Tenha um ótimo fim de semana e fica aqui uma última dica para quem é católico. Veja o horário de canonização de Irmã Dulce. Spoiler: vai ter que acordar cedinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]