• Carregando...
urnas eletrônicas
Nova urna eletrônica para as eleições de 2022.| Foto: Abdias Pinheiro/TSE

A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) divulgou nesta segunda-feira (30) o relatório final sobre uma série de testes feitos nas urnas eletrônicas. A conclusão foi de que nenhum dos “achados” identificados no ano passado violaram o sistema, que continua íntegro e seguro. Uma pesquisa divulgada pelo PoderData indica que a maioria dos brasileiros diz confiar nas urnas eletrônicas, porém, o nível de desconfiança em relação à segurança cresceu. Confira os números.

Projeto de nação. Um documento elaborado por três institutos apresenta propostas dos militares para o Brasil até o ano de 2035. O “Projeto de Nação” tem ideias como cobrança de mensalidade em universidades públicas e “indenizações” de usuários ao sistema de saúde.

Assembleia Constituinte. No PT, uma ala do partido defende que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inclua em seu plano de governo a convocação de uma Assembleia Constituinte. Entenda o que querem os petistas.

Política, Economia e Utilidade pública

Mortes em ações policiais. O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a morte de um homem durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e afirmou que a justiça será feita “sem exageros”. Um projeto de lei cria o “excesso exculpante” para ações policiais que causem mortes. Entenda a proposta.

Importações em alta. Em meio à guerra na Ucrânia, a participação da Rússia nas importações brasileiras quase dobrou. Saiba o que levou a esse resultado. Veja também como comprar ações na privatização da Eletrobras, inclusive usando o FGTS.

Giro pelo mundo. Após dois meses, Xangai anunciou o fim do lockdown decretado por causa da Covid-19. Um projeto de Nicolás Maduro tem gerado desmatamento e violência na Amazônia venezuelana. Conheça Rodolfo Hernández, candidato a presidente tido como o “Trump colombiano”.

Opinião da Gazeta

O erro do tabelamento de preços. Em economia é comum surgirem propostas bem-intencionadas, cheia de bondades, mas erradas e maléficas. Uma delas – que parecia enterrada e entendida de uma vez por todas como ineficaz – é o congelamento de preços sempre que eles sobem além do que se considera normal. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Esse tipo de medida, que nunca funciona, parte de um princípio economicamente e moralmente errado: a ideia de que a inflação é culpa dos empresários e agentes de mercado que remarcam preços, como se assim o fizessem por pura maldade e como se a economia, quando estável, fosse um sistema pautado na bondade humana.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

STF. Em ação do PT e PSOL, Rosa Weber pede informações a Bolsonaro sobre políticas para negros

Agropecuária. Combinados, lavoura e gado chegam a dar receita 13 vezes maior no mesmo pedaço de terra

Produção caseira. Juízes liberam plantação de maconha sem levar em conta riscos de intoxicação e dependência

Saúde mental. “Decidi viver com as vozes na minha cabeça”: Movimentos com vocabulário e ideário progressista desafiam a psiquiatria

Colunas e artigos

Contra a ortodoxia de Hollywood. “Top Gun: Maverick” chegou aos cinemas na semana passada exaltando coragem, glória e engenho militares, na contramão do apoio de Hollywood à irritação e humilhação do regime atual. Artigo de Armond White mostra como o filme recupera a nostalgia americana.

J.R. Guzzo analisa a farsa da linguagem “neutra”.

Guilherme Fiuza faz uma crônica sobre o ex-futuro candidato.

Para inspirar

A marmita perfeita. Na retomada do trabalho presencial após a fase mais aguda da pandemia, muitos trabalhadores optaram por levar o almoço de casa. Porém, montar a marmita perfeita ainda é um desafio. O Bom Gourmet ensina como preparar uma refeição bonita e saborosa. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]