• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro atravessa a Praça dos Três Poderes.
O presidente Jair Bolsonaro atravessa a Praça dos Três Poderes.| Foto: Marcos Correa/PR

Para começar. Enquanto os brasileiros acompanhavam, enfim, a divulgação do resultado dos testes de Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde contabilizava os registros totais da doença. Nesta quarta-feira (13), 11.385 diagnósticos positivos foram adicionados à lista, o maior número de casos de coronavírus no Brasil em 24 horas desde o início da epidemia no país.

A pasta confirmou ainda o registro de 749 óbitos, a terceira maior marca em um dia, logo após, na terça (12), apresentar um novo recorde de mortes por coronavírus no Brasil. Confira os números oficiais de infectados, óbitos, casos em investigação e recuperados. Entre as informações trágicas, que reforçam o mantra “pessoas não são estatísticas”, houve a primeira morte de uma criança por coronavírus em Curitiba.

Pior: as famílias já sofrem por perder um ente querido, e ainda precisam enfrentar a dura realidade de sequer realizar um velório. Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Leonardo Desideri traz informações relevantes sobre mortes sem autópsia e dúvidas sobre seguro: as regras e os riscos dos funerais na pandemia.

Conteúdo aberto

Economia infectada. Em meio ao avanço da crise, o Ministério da Economia derrubou as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020: retração de 4,70%, a maior da história. De Brasília, a correspondente Jéssica Sant’Ana traz todas as informações sobre a nova projeção do governo para a economia. Também pudera: as regiões com maior mortalidade pelo vírus representam 35% do PIB brasileiro, segundo a consultoria Geografia de Mercado. Segundo o Ministério da Economia, os índices podem piorar caso as políticas de distanciamento social precisem se estender para além de maio.

Reforços para a saúde. O Senado aprovou por unanimidade a medida provisória que extingue o fundo de reservas monetárias e destina os recursos, cerca de R$ 9 bilhões, para o combate ao novo coronavírus. O valor vai para estados e municípios, confira a divisão. No estado do Paraná, reforços chegaram: 235 médicos, incluindo 37 cubanos de um grupo que permaneceu no Brasil após o fim da parceria entre os governos brasileiro e cubano. As contratações são via o programa Médicos Pelo Brasil.

Pelo mundo. Após perder 27 mil vidas para o coronavírus, a Espanha teve apenas 5% da população contaminada pela Covid-19, segundo estudo. Agora a pandemia vem assustando as Américas, e o Chile impôs lockdown na região de Santiago. Veja um resumo do status da pandemia nas seguintes regiões e países: América Latina, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Europa Ocidental (Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido). E confira ainda por que Donald Trump analisa sanções contra a China devido ao novo vírus.

Minuto coronavírus

Exclusivo para assinantes

Retratos da economia. A Gazeta do Povo começou a publicar uma nova série de reportagens que aborda os impactos da pandemia em setores econômicos. A jornalista Giulia Fontes já mostrou a situação das fábricas ociosas e com contas a pagar e agora revela uma ”combinação explosiva”: o setor automotivo tem pátios cheios, lojas vazias… e preços em alta. E nem mesmo o agronegócio, que não parou, vem enfrentado problemas. Confira na reportagem de Roger Pereira por que o setor leiteiro amarga prejuízo com pizzarias fechadas. Clique nos links e confira os textos.

Vozes na Gazeta. Os colunistas Madeleine Lacsko e Guilherme Macalossi trazem novas reflexões sobre a pandemia. “Madá” apresenta como a miséria educacional leva a população a desacreditar a ciência. Macalossi mostra o outro lado da notícia sobre pessoas contaminadas durante o confinamento em Nova York. E Rodrigo Constantino faz uma provocação: O que aconteceu com a meta de achatar a curva?

Debates essenciais. A Gazeta do Povo traduziu e reproduz dois artigos internacionais de alta relevância. Na revista religiosa First Things, o médico e escritor Theodore Dalrymple trouxe a ilusão do controle e a sedução pela catástrofe no contexto da pandemia. Confira também o novo artigo do historiador George Nash na revista conservadora National Review. O autor apresenta a pandemia de coronavírus sob uma perspectiva histórica.

O mais importante de ontem no Brasil

15 Minutos

Nossa visão

O risco de emitir moeda. Diante da atual crise, estados e municípios pressionam para que o governo federal amplie os gastos mesmo que, para isso, seja preciso emitir novos títulos de dívida. A arriscada proposta é tema do novo editorial da Gazeta do Povo: Recessão e intervenção governamental.

O problema é saber se, uma vez recuperada a atividade e reduzido o desemprego, o governo voltará ao equilíbrio orçamentário ou se, após viciado em gastos sem a correspondente arrecadação tributária, o país voltará aos tempos de déficits financiados por dívida e emissão monetária, e inflação.

Para inspirar

Educação para a virtude. Repórter da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, Raquel Derevecki apresenta a história de uma diretora escolar que diariamente caminha 40 minutos para levar atividades pedagógicas para alunos sem internet e, por isso, estão tendo prejuízo educacional durante a quarentena.

Aproveite essa história inspiradora para ter um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]