• Carregando...
Álcool em gel: Ambev fará produção gratuita para rede pública combater o coronavírus.
Álcool em gel: Ambev fará produção gratuita para rede pública combater o coronavírus.| Foto: Rodrigo BUENDIA/AFP

Bom dia!

Para inspirar. Tudo bem que ainda não foram todas as empresas que adotaram as medidas necessárias. Mas bons exemplos começaram a pipocar pelo Brasil para frear os mais de 400 casos diagnosticados e 11 mil suspeitas de coronavírus no Brasil.

A cervejaria AmBev está produzindo 500 mil garrafas de álcool em gel para hospitais públicos, e a Mercedes do Brasil antecipará férias. Já a Unicamp está desenvolvendo um teste de detecção rápida da doença, mostra Willian Bilches. E há ainda dois consolos do contágio financeiro, leia na reportagem de Giulia Fontes. Mas se você ainda não se convenceu da importância da prevenção, quem sabe esse gráfico disponível no Instagram da Gazeta do Povo ajude:

Em Brasília. Nossa correspondente Jéssica Sant’Ana revela que, para amenizar a situação financeira das empresas durante a “crise da Covid-19”, o governo vai lançar um programa antidesemprego que permite reduzir jornada e salário. E em entrevista coletiva, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um comitê de crise em parceria com o Judiciário e a uma nova medida provisória para companhias aéreas; confira na reportagem do correspondente Olavo Soares e veja ainda uma análise do combate ao coronavírus no texto de Kelli Kadanus, também de Brasília.

No STF. O correspondente Leonardo Desideri acompanhou a movimentação. Por maioria, o Supremo rejeitou liberdade condicional para presos acima de 60 anos, entre outras medidas. A sugestão era do ministro Marco Aurélio. Já no Paraná, reportagem de Carlos Coelho destaca que o estado anunciou exames aleatórios de Covid-19 e fim da contraprova para credenciados. Também no Paraná, a falta de insumos e licenciamento travaram planos de produzir álcool em gel. Veja na matéria de Maria Eduarda Lass.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Calamidade e responsabilidade. O reconhecimento de estado de calamidade pública e o aumento da despesa com a saúde para conter a emergência do coronavírus são temas do novo editorial da Gazeta do Povo. Contudo, o país não está em condições de assistir a uma nova explosão de gastos. Conheça nossa opinião.

O Orçamento de 2020 foi elaborado tendo como pontos de partida uma arrecadação que fatalmente não se cumprirá, dada a iminente paralisação da atividade econômica. No entanto, a carta branca que o estado de calamidade pública dá ao governante precisará ser usada com muita parcimônia.

Fundo eleitoral contra o coronavírus. Uma ideia ventilada pela sociedade é utilizar o valor de  R$ 2 bilhões do fundo eleitoral das eleições municipais para combater a crise do Covid-19. Leia no artigo dos integrantes do Partido Novo João Guilherme de Moraes, Antenor Demeterco e Leonardo Barros Jianoti sobre a viabilidade da ideia.

Como a maior nação da América Latina, temos um papel importante na contenção da epidemia no nosso continente. É hora de pensarmos as melhores estratégias para interromper o avanço da doença.

Mundo

Paisagens e óbitos. Em todo o planeta, a contagem de infectados pelo coronavírus soma mais de 200 mil casos e 8 mil mortes. Em apenas 24 horas, 475 pessoas morreram na Itália. O triste recorde contrasta com a paisagem de Veneza, que está com águas mais claras nos canais e menor poluição. Nos Estados Unidos, além do fechamento parcial da fronteira com o Canadá, o presidente Donald Trump garantiu: “o dinheiro logo chegará aos afetados”.

Prévias americanas. Em clima de caos, os EUA discutem neste momento os candidatos à presidência. Editora de Mundo da Gazeta do Povo, Isabella Mayer revela que o republicano Trump está garantido, enquanto o democrata Bernie Sanders é pressionado a deixar a disputa em favor do ex-vice-presidente Joe Biden.

Para inspirar

Informação para crianças. Caso você seja um pai ou mãe preocupada com o avanço do coronavírus, a repórter da Equipe Sempre Família traz dicas para pais ansiosos conversarem sobre o problema com as crianças.

Boas leituras!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]